
Aposentados e pensionistas esperam ansiosos pelo reajuste do novo salário-mínimo em 2026. A mudança pode proporcionar um aumento em suas aposentadorias pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), caso seja aprovada através de decreto presidencial.
+ Não seja bloqueado! INSS faz convocação para Prova de Vida
De acordo com o “Valor Econômico”, a mudança prevista para o próximo ano segue a Política Permanente de Valorização do Salário Mínimo em que o piso é sempre corrigido acima da inflação, proporcionando um ganho real aos trabalhadores e beneficiários.
O reajuste do salário em 2026 considera fatores como a inflação e o ganho real. A expectativa é que o valor passe de R$ 1.518 para R$ 1.631, representando um aumento de 7,4%.
A mudança pode afetar aposentadores e pensionistas que recebem pensões por morte, benefícios assistenciais e outros auxílios diversos. Apesar da boa notícia, o governo federal deve confirmar de maneira oficial a alteração somente após a divulgação do incide final de inflação do IBGE, que costuma ser divulgado até dezembro de cada ano.
Com a publicação oficial do decreto presidencial, os sistemas do INSS farão automaticamente o cálculo dos benefícios de acordo com o novo salário. Diante disso, é esperado a confirmação oficial enquanto projeções sobre o possível aumenta são divulgadas.
Mais sobre o INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi criado com base no decreto nº 99 350 de 27 de junho de 1990. Ele é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Previdência Social que recebe contribuições através do Regime Geral da Previdência Social, executando a concessão, revisão, suspensão de auxílios como salário-maternidade, pensão por morte., aposentadorias, entre outros.
Lula em alerta após resultado de nova pesquisa
Luiz Inácio Lula da Silva ficou em alerta após o resultado de nova pesquisa para as eleições de 2026. Os dados divulgados recentemente mostram que o petista deve se preocupar em um possível segundo turno…Saiba mais!






