Dando continuidade a sua série de debates entre candidatos a cargos executivos nas próximas eleições, a Rede Gazeta de Televisão realiza no dia 13 de setembro, a partir das 22h50, o debate com os candidatos à presidência.
Os candidatos convidados a participar do debate foram Cristovam Buarque (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – único que ainda não confirmou sua presença.
O debate será mediado pela jornalista Maria Lydia, da TV Gazeta, e dividido em cinco blocos. Os candidatos começam o programa fazendo suas considerações iniciais. No segundo bloco, haverá duas rodadas de perguntas: uma em que a mediadora sorteará o nome do candidato que irá responder e o tema a ser debatido, e outra em que o candidato sorteado poderá escolher o tema e indicar quem responde, com direito à réplica e tréplica.
No terceiro bloco os candidatos se enfrentarão em três rodadas de perguntas e respostas. No quarto bloco também haverá três rodadas em que Maria Lydia e dois jornalistas convidados farão as perguntas aos candidatos. O quinto bloco é reservado às considerações finais.
“Este formato contribuirá para que cada candidato tenha mais tempo para apresentar seus projetos de governo e para que haja um embate dinâmico de idéias”, avalia Marco Nascimento, diretor de Jornalismo da Rede Gazeta de Televisão. “O menor número de candidatos favorece o andamento do debate, pois permite que os candidatos façam mais perguntas entre si. E o telespectador é quem ganha.”







