Portal MSN

Saiba mais sobre Cinquentinha, a nova minissérie da Globo

Um milionário à beira da morte e uma grande herança a ser disputada por três inimigas, suas ex-mulheres. Por ironia […]

-

-

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.

- Continua após o anúncio -

Um milionário à beira da morte e uma grande herança a ser disputada por três inimigas, suas ex-mulheres. Por ironia do destino – e do falecido –, este trio terá que se juntar em uma grande disputa. Para vencer esta batalha, vale tudo. Até mesmo confiná-las em uma mansão, “em uma espécie de Big Brother inesperado”, nas palavras do autor Aguinaldo Silva. “Esta gincana é o fio condutor da história. Elas terão que provar que não são só fisicamente capazes, mas mentalmente também”, completa ele, que assina Cinquentinha ao lado de Maria Elisa Berredo. A minissérie de oito capítulos, com estreia na Rede Globo dia 08 de dezembro, tem direção-geral e de núcleo de Wolf Maya e direção de Claudio Boeckel.

Nesta competição não faltarão segredos, flagras, intrigas, emoção, constrangimentos e uma boa dose de humor. “É uma comédia pop, picante e sofisticada. Teremos cenas grandiosas, mulheres modernas e um ritmo frenético”, adianta Wolf. Cinquentinha tem no time das principais competidoras Lara (Susana Vieira), Mariana (Marília Gabriela), Rejane (Betty Lago) e, para surpresa do trio, Leonor (Maria Padilha). "São mulheres cuja idade passou dos 50 e chegou não se sabe onde, pois elas não dizem quantos anos têm nem mortas!", brinca Aguinaldo. Além de Daniel (José Wilker), dois homens circundam a vida dessas mulheres: o advogado Joaquim (Luis Melo), que tenta impor regras ao quarteto; e o roteirista e autor teatral Claus (Dalton Vigh), amigo – e às vezes amante – das três ex-esposas do falecido milionário em épocas diferentes.

As gravações da minissérie duraram quase três meses. Ao todo, foram gravadas 590 cenas, sendo muitas delas grandes eventos. As externas, que somam 220 cenas, aconteceram todas no Rio de Janeiro, divididas entre cais do porto, Santa Teresa, ruas do Centro, Barra da Tijuca, Copacabana e comunidade Tavares Bastos, no Catete. No estúdio, da Central Globo de Produção, a grandiosidade do projeto também esteve presente. Foram 370 cenas, em 16 cenários e 60 ambientes diferentes. “Em mais da metade dos episódios, muitos personagens vivem juntos em uma mansão. Nos inspiramos nos grandes clássicos do teatro para criá-la”, assinala Wolf, que contou com uma equipe de quase 150 pessoas, entre elenco e equipe de produção, para realizar o projeto.

- Continua após o anúncio -

O milionário
O ponto de partida da minissérie é o testamento do milionário Daniel (José Wilker), que deixa uma missão (quase) impossível para suas três ex-mulheres: inimigas, terão que se juntar para administrar seus negócios em crise e fazê-los prosperar novamente. No prazo de um ano, a que se sair melhor nas tarefas pré-estabelecidas ficará com 50% de sua herança – cinquentinha de um grande patrimônio. Daniel (José Wilker) é um bem sucedido empresário do Rio de Janeiro. No momento, suas empresas enfrentam uma séria crise financeira que pode resultar em falência. Ao mesmo tempo, o sessentão Daniel descobre que um grave problema saúde pode levá-lo à morte a qualquer instante. Como nenhum dos três filhos – que ele pouco conhece – nunca se interessou por seus negócios, tem a ideia de promover a disputa entre as ex.

As competidoras
Lara (Susana Vieira) foi a primeira mulher de Daniel (José Wilker). Na época do casamento já era uma atriz famosa. Mais tarde se tornaria a grande diva da televisão brasileira, interpretando sempre personagens bem mais novos do que ela. Segue à risca a frase “as divas não têm idade”. Sua certidão de nascimento jamais foi encontrada pelos jornalistas que, em vão, tentam descobrir seu passado. “Ela é uma mulher forte, com atitude. E está sempre representando”, diz Susana Vieira.

- Continua após o anúncio -

O destino da atriz muda radicalmente quando, ao término de mais uma de suas novelas, ela é surpreendentemente demitida. Pela primeira vez, em muitos anos, está desempregada. Ela jamais poderia admitir isso para seu público, o que lhe gera um enorme conflito interior.

Lara se casou com Daniel (José Wilker) e com ele teve sua única sua filha – Celina (Thaís de Campos). Os dois romperam e nunca mais se falaram quando ela descobriu que Daniel a traíra com Mariana (Marília Gabriela), fotógrafa enviada a sua casa por uma revista para fazer fotos suas com a filha recém-nascida. A vida amorosa da diva sempre foi conturbada e ela resolveu colocar “um ponto final” em seus romances. Isto, claro, oficialmente. A verdade é que Lara (Susana Vieira) mantém um romance secreto.

Celina (Thaís de Campos) é o oposto da mãe: uma mulher de poucas palavras, muito discreta, e sem vida própria. Mas extremamente eficiente como secretária, administradora, e tudo mais que se refira à vida de Lara (Susana Vieira). Em um dos poucos momentos em que não esteve à sombra da mãe, teve uma filha, Bárbara (Monique Alfradique), cujo pai só será revelado ao longo da história.

Bárbara, a neta da Lara, é uma espécie de “consciência crítica” da família e não admite que a avó – que não permite ser chamada como tal – a coloque no centro de suas conspirações para parecer mais jovem. Bárbara (Monique Alfradique) cursa faculdade de Arquitetura e um de seus grandes sonhos é criar um projeto de casas populares. Ela namora o “pitboy” Bruno Vilela (Daniel Ávila), um de seus vizinhos de condomínio na Barra da Tijuca.

Mariana (Marília Gabriela), a segunda mulher de Daniel (José Wilker), é uma renomada fotógrafa. Sua história com o ex-marido começou quando foi fotografar Lara (Susana Vieira) e o conheceu. Logo depois, Mariana estava casada com Daniel. Depois do nascimento da filha, pronta para voltar ao trabalho, Mariana se viu diante de um dilema imposto por Daniel – casamento ou carreira. Mariana ficou com a segunda opção.

Com o empresário, ela teve Becky (Danielle Winits), atualmente dona de uma clínica veterinária. Assim como a mãe, é apaixonada por sua profissão. Recentemente separou-se de João Alfredo (André Garolli), economista com quem teve um filho, Gabriel (João Pedro Zappa).

Assim como aconteceu com Lara (Susana Vieira), uma vez separada de Daniel (José Wilker), Mariana não voltou a ter contato com o empresário. “Ela é uma mulher muito independente e diferente”, analisa sua intérprete, Marília Gabriela.

Ao ser flagrada pelo neto Gabriel (João Pedro Zappa) com o melhor amigo dele, Eduardo (Rafael Cardoso), Mariana se vê questionada e odiada por Gabriel. O jovem tem uma crise alérgica por conta do “episódio”. Desesperada, Mariana sai para arejar e acaba reencontrando em um bar uma antiga amiga: Leila Fratelli (Ângela Vieira). É o início de mais uma história de novas experiências e muita complicação para a fotógrafa.

Rejane (Betty Lago) é uma ex-hippie dos anos 70 e até hoje adepta de um estilo de vida alternativo. Foi a terceira mulher de Daniel (José Wilker). Ela está voltando do Caminho de Santiago – pela terceira vez – quando sabe que, durante uma tromba d´água em Nova Friburgo, um desabamento de terra destruiu sua casa. Rejane, então, resolve ir para a casa do filho, Daniel Júnior (Bruno Garcia), em Santa Teresa, e é neste contexto que recebe a notícia da morte de Daniel (José Wilker).

O romance deles começou durante uma rápida incursão de Rejane pela política, na época em que tentava fundar, com seus “companheiros de luta”, o Partido da Vida Alternativa. Ela é a única que de fato casou legalmente com o empresário. A união, como as outras de Daniel, não sobreviveu ao nascimento do filho do casal – Daniel Júnior (Bruno Garcia).

Ao chegar no Brasil, na casa do filho, Rejane encontra apenas a neta, Vanessa (Tatyane Goulart), com o namorado Olhão (Fabrício Santiago), morador do morro dos Prazeres. A jovem está absolutamente apaixonada e é capaz de fazer qualquer coisa para ficar ao lado dele. Daniel Júnior (Bruno Garcia) está na plataforma de petróleo onde trabalha 15 dias por mês. Janaína (Zezé Motta), que está com a família há anos e foi babá de Vanessa, também não está. Rejane vê na rebeldia da neta uma espécie de “prova” pela qual tem de passar.

Na casa do filho, Rejane (Betty Lago) ainda terá que “conviver”, mesmo que não diariamente, com a namorada de Daniel Júnior (Bruno Garcia), Fátima (Daniele Valente), uma mulher entrona e de rude franqueza.

Um homem especial
Roteirista de cinema e TV e autor de teatro, Claus (Dalton Vigh) é amigo íntimo – e foi eventual amante em épocas distintas – das três cinquentinhas. Solteiro convicto, jamais se casou e também não tem família. Foi a “figura masculina” constante na vida de Celina (Thaís de Campos), Becky (Danielle Winits) e Daniel Júnior (Bruno Garcia). Mais que um conselheiro, é companheiro de todas as horas e guarda muitos segredos de cada uma delas. Vai ajudar Lara (Susana Vieira) ao escrever uma peça de teatro a pedido dela; e estará ao lado de Rejane (Betty Lago) quando a amiga descobrir que perdeu sua casa. Com Mariana (Marília Gabriela), a relação é mais distante. Segundo Aguinaldo Silva, ele é o “segundo homem mais importante da vida delas”.

A quarta surpresa
As três já estão trabalhando na recuperação das empresas de Daniel (José Wilker) quando Leonor Bergantti (Maria Padilha) surge para ocupar seu posto na mansão do falecido. Ela é prima de Rejane (Betty Lago) e teve um relacionamento extraconjugal com Daniel (José Wilker) durante uma visita ao Brasil.

Antes de reaparecer, com dezenas de malas e um ar de incrível de superioridade, Leonor morava grande parte do ano em Firenze. Era casada com o conde Giancarlo Bergantti, que faleceu deixando-a cheia de dívidas e sem ter para onde ir. A notícia da morte de Daniel (José Wilker) levou Leonor (Maria Padilha) a lembrar de “uma carta que tinha na manga”. Por isso, decidiu entrar na disputa pela herança. “Ela chega devagar, mas trazendo ainda mais conflitos”, adianta Maria Padilha.

O “trunfo” de Leonor é o filho Carlo (Pierre Baitelli), que o conde achava que era seu. No entanto é o mais novo dos herdeiros de Daniel. E, assim que chegar ao Brasil, não medirá esforços para também disputar a tão cobiçada herança.

A gincana
Por razões diferentes, as três heroínas são surpreendidas pela morte do ex-marido. Joaquim Coutinho (Luis Melo), advogado e confidente de Daniel (José Wilker), é quem dá a notícia do falecimento e quem as convoca, com seus respectivos filhos, para a leitura do testamento.

O empresário, sabendo que sua morte era questão de dias, providenciou um testamento inusitado, cuja assinatura foi testemunhada pelo seu médico Júlio Catão (Cássio Reis), seu mordomo Sebastião Batista (Emiliano Queiroz) e por Leontina (Maria Helena Pader), a empregada da casa. Segundo o documento, os três filhos de Daniel (José Wilker) têm direito a 50% de sua herança. Mas, até que suas mães cumpram a cláusula que as envolve, não receberão nada. E, caso elas não queiram cumpri-la, os outros 50% vão para obras de caridade.

Lara (Susana Vieira) e Mariana (Marília Gabriela) nem querem saber da oferta. Rejane (Betty Lago), após o espanto inicial, aceita o desafio para resolver dois de seus grandes problemas – falência pessoal e moradia. Por isso, impõe uma condição: durante o ano em que estiver cuidando das empresas de Daniel (José Wilker), irá morar na mansão.

Ao saber da decisão de Rejane, Lara revê sua opinião e convoca a imprensa para avisar que pretende usar a herança do ex-marido para o “incremento das artes”. O discurso não passa de um pretexto para conseguir dinheiro para comprar seu próprio teatro. Diante disso, Mariana também volta atrás. “Só para não dar àquelas duas o gosto de disputar a grana sozinhas”, pontua Aguinaldo em uma das falas da fotógrafa. Com medo de deixar Rejane sozinha na mansão, Lara e Mariana também se mudam.

Começa a grande disputa. As três são obrigadas a conviver na mansão, até que Joaquim decida qual delas levará a melhor. No caminho para o resultado final, vão que se deparar com muitas surpresas, entre elas o surgimento de mais uma adversária, Leonor (Maria Padilha), que só vai se revelar e reivindicar seus direitos na hora certa. Com ela, seu filho Carlo (Pierre Baitelli), um quarto herdeiro do empresário, também entra em cena.

Cinquentinha estreia nesta terça-feira, dia 08.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.