
Nesta quinta-feira, dia 11, a Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) aprovou um Projeto de Lei que determina o fim de cotas raciais, para pessoas trans, refugiados, entre outros. O PL foi criado por autoria do deputado Alex Brasil (PL).
O Projeto de Lei foi criado para que pessoas transgênero, ciganos, refugiados, presos, entre outros, não sejam mais beneficiadas em universidades públicas estaduais e em instituições privadas que recebem verbas do estado. As cotas se manteriam apenas para um grupo seleto de pessoas, como: PCDs, critérios exclusivamente econômicos e estudantes oriundos de escolas públicas estaduais de Ensino Médio. Para o Projeto ainda ser aprovado, ele precisa seguir para a sanção do Governador Jorginho Mello (Governador de Santa Catarina).
+ Carro capota e vereadora sai ilesa: “Fui parar aqui, aos pés de Nossa Senhora”
Se caso ocorrer o descumprimento, as universidades que publicarem editais com cotas raciais estarão sujeitas a multa de R$ 100 mil por edital e poderão ter o corte de repasses de verbas públicas estaduais.
Em suas redes sociais, o deputado Alex Brasil comemorou a aprovação do Projeto de Lei, dizendo que o projeto dele “acaba com a bandalheira de cotas para militância e agendas ideológicas”.
Internautas dividem opiniões
Nos comentários das redes sociais, os internautas têm suas opiniões divididas sobre o novo Projeto de Lei: “Universidade gratuita para quem realmente precisa, independente de cor. Parabéns!”, afirmou um. Enquanto outros já não gostaram da ideia: “Obrigado meu Deus por não ter nascido em SC“, comentou outro.
+ Atestado médico de papel ficará inválido em 2026
Quem é Alex Brasil:
Alex Brasil é um político brasileiro que atua como Deputado Estadual por Santa Catarina, é membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão de Educação e Cultura, e Vice-Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa. Ele assumiu o cargo de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em 2025 como suplente, e já liderou movimentos como o Vem Pra Rua e Vem Para a Direita.
APRESENTADORA REVELA PIOR MOMENTO DA CARREIRA
Nesta quarta-feira, dia 10, a apresentadora desabafou sobre um momento delicado que viveu na TV…SAIBA MAIS!
Colaborou: Flavia Manta






