MSN

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Som Brasil estréia homenageando Vinicius de Moraes

A partir da próxima sexta-feira, dia 27, Som Brasil estréia na TV Globo tendo como protagonista a música popular brasileira. […]

-

-

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

A partir da próxima sexta-feira, dia 27, Som Brasil estréia na TV Globo tendo como protagonista a música popular brasileira. Com direção de Luiz Gleiser e Mário Meirelles, o programa irá homenagear grandes compositores nacionais e trazer à cena artistas consagrados e outros ainda pouco conhecidos do grande público. “A idéia do novo programa é valorizar a música brasileira. E um grande diferencial é contar com a participação de grandes nomes ao lado de músicos e intérpretes que fizeram gravações independentes ou sequer têm selo”, conta Gleiser. Para este ano, estão previstos nove programas com exibição mensal, às sextas-feiras, após o Programa do Jô. A edição de estréia, apresentada por Patrícia Pilar, será uma homenagem a Vinicius de Moraes e terá no palco Gal Costa, BossaCucaNova com participação especial de Ed Motta e Cris Delano, Chico Pinheiro, Marcel Powell e Criolo Doido.

- Continua após o anúncio -

A serviço da música e dos músicos brasileiros, Som Brasil terá formação variada para reproduzir clássicos da MPB através de arranjos fiéis à composição e de acordes com tendências contemporâneas. Os shows serão gravados ao vivo, com platéia, e terá sempre quatro convidados se apresentando em palcos diferentes, que compõem o cenário montado por Fernando Schmidt. O ponto de partida para a criação cenográfica de Som Brasil Vinicius foi a peça “Orfeu da Conceição” e o ambiente reproduz em suas linhas influências da arquiteura dos anos 50. “ Dividimos o cenário em quatro palcos e teremos sempre um artista consagrado dividindo o cenário com outros três nomes. Será um show ao vivo onde eles se revesam apresentando as canções escolhidas, clássicos da música nacional”, afirma Gleiser.

Patricia Pilar foi escalada para estrear o palco do Som Brasil. A atriz apresentou o homenageado e os artistas presentes para realizar o show em homenagem ao cantor, compositor e poeta Vinicius de Moraes. Para o primeiro programa, Gal Costa foi escolhida para representar o poetinha e interpreta as músicas “A felicidade”, “Se todos fossem iguais a você”, “Insensatez” e “Amor em paz”. A banda BossaCucaNova traz “Água de beber” e “Tarde em Itapoá”,com Cris Delano, e “Garota de Ipanema”, com participação especial de Ed Motta, que, antes da famosa composição de Tom e Vinicius, recitou um trecho escrito pelo poeta.

Chico Pinheiro, acompanhado nos vocais por Luciana Alves (voz) e Tatiana Parra (voz), apresenta “Lamento”, “Coisa mais bonita” e “Chega de saudade”. Ao violão, Marcel Powell , filho de Baden Powell, parceiro de Vinicius, divide o palco com os rappers Criolo Doido, Rael da Rima e Terra Preta. Juntos, revivem os afro-sambas “O Canto de Ossanha”e “Samba da benção” e o samba de Tom Jobim e Vinícius “O morro não tem vez”.

- Continua após o anúncio -

“É um programa muito popular, até porque as músicas escolhidas são muito populares, e que tem um compromisso com a qualidade. O trabalho prévio, da escolha do repertório aos muitos ensaios que realizamos, é um trabalho maior que culmina na gravação”, explica o diretor. Em maio, a segunda edição do Som Brasil será uma homenagem a Caetano Veloso, que dividirá o palco com nomes da nova geração como Mariana Aydar e Las Chicas. “Escolhemos o roteiro junto com o Caetano pois esta é uma oportunidade de ele revisitar sua obra tendo ao seu lado uma nova geração de intérprete, músicos e arranjadores”, finaliza Gleiser.

Escrito por Flávio Marinho e Rafael Dragaud, Som Brasil tem direção de núcleo de Luiz Gleiser e direção geral de Mário Meirelles, com cenografia de Fernando Schmidt. A produção musical leva as assinaturas de Guto Graça Melo, Iuri Cunha e Paulo Henrique Castanheira e a coordenação musical é de Wagner Faria. O primeiro programa foi gravado nos dias 19 e 20 de abril, nos estúdios na Central Globo de Produção, no Rio de Janeiro.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!