
Após o estado do Paraná ser atingido por forte tornado, classificado como EF3, com ventos de até 250 km/h, outros estados do Brasil entraram em estado de alerta para chuva intensa e tempestades de granizo.
+ Lula toma atitude após forte tornado atingir o Paraná
Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava foram surpreendidos pelo temporal. De acordo com alerta divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), outros estados brasileiros devem ser atingidos por chuvas neste final de semana.
São quatro alertas para Minas Gerais: três laranja, sendo dois de tempestade com granizo e outro de temporal intenso; um amarelo, apontando chuva intensa. Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul continuam com alerta mais severos, com possibilidade de chuvas e ventos costeiros, podendo alcançar a classificação vermelha.
Também foram emitidos alertas para cidades do Tocantins, São Paulo, Roraima, Rondônia, Rio de Janeiro, Piauí, Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Distrito Federal, Bahia e Amazonas.
Confira:

Tornado no Paraná
Apesar de raro, tornados como o que atingiu o Paraná podem acontecer na América do Sul. De acordo com informações da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o continente é o segundo local do mundo com maior número de tornados, perdendo apenas para os Estados Unidos.
+ Ratinho Júnior, após passagem de tornado, revela medida emergencial no Paraná
Entre os países com maior possibilidade do fenômeno, estão: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
No Brasil, os estados do Paraná Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os mais propícios e atingidos pelo fenômeno. A explicação é simples: eles recebem, antes dos demais, massas de ar frio vindas dos Sul-Sudoeste, resultando na formação desse tipo de fenômeno meteorológico.
Lula toma decisão após forte temporal no Paraná
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou uma decisão após tornado atingir o estado do Paraná. O petista publicou uma nota oficial em seu perfil no Instagram, neste sábado (08), e afirmou que…Saiba mais!






