
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com Donald Trump por videoconferência nesta segunda-feira (06). O republicano falou sobre a conversa afirmando que deve se encontrar com o petista em um “futuro não tão distante”.
+ Eduardo Bolsonaro quebra silêncio após Donald Trump elogiar Lula na ONU: ‘Fez o que sempre praticou’
“Teremos mais discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”, afirmou Trump na Truth Social.
Lula também falou sobre a ligação em seu perfil no X (antigo Twitter), revelando que conversaram por cerca de 30 minutos e ele teve a oportunidade de relembrar a “boa química” durante encontro em Nova York, por causa de discurso na Assembleia Geral da ONU.
Lula fala sobre ligação de Donald Trump
O presidente brasileiro disse que a ligação de Trump é uma oportunidade para restaurar as relações amigáveis entre o Brasil e os Estados Unidos. Lula comentou ainda sobre o tarifaço, dizendo que pediu ao americano para retirar a sobretaxa sobre produtos brasileiros.
+ Donald Trump reage à condenação de Bolsonaro: ‘Muito insatisfeito com isso’
“Considero nosso contato direto como uma oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente. Solicitei ao presidente Trump a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras”, revelou.
Por fim, Lula afirmou que trocou telefones com Trump para estabelecerem um contato mais direto. Também participaram da conversa o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Mauro Vieira, Fernando Haddad, Sidônio Palmeira e o assessor especial Celso Amorim.
O presidente convidou Trump para participar do encontro da COP30, marcado para acontecer em Belém, e também se dispôs a viajar para os Estados Unidos para tratar de assuntos pertinentes ao tarifaço e medida restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.






