
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atendeu na manhã desta segunda-feira, 06 de outubro, uma chamada por videoconferência do mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump. A ligação ocorre em meio ao tarifaço do país norte-americano sobre os produtos brasileiros.
Segundo informações obtidas pela TV Globo, Lula e Trump conversaram por trinta minutos, mas a ligação não foi de ‘supetão’, já que estava marcada para as 10h30 de hoje. Na ocasião, o presidente brasileiro conversou com Trump do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Sidônio Palmeira (Secom).
+ Tarcísio de Freitas lidera com 52% das intenções de voto nas Eleições de 2026
Os detalhes da conversa entre os dois presidentes não veio à tona, mas existe uma possibilidade deles se encontrarem nas próximas semanas, seja aqui no Brasil ou nos Estados Unidos. Vale novamente lembrar que a conversa ocorre em meio ao tarifaço, com sobretaxa de 50% a produtos brasileiros.
Tarifaço aos produtos brasileiros
À época, Trump determinou o tarifaço para interferir nos casos de Bolsonaro, porém a pressão não teve efeito. O ex-presidente foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe e outros crimes.
Na ONU, Lula reafirmou que a independência do Judiciário e da soberania do Brasil não são temas a serem questionados. Entretanto, ele reforçou em discursos e entrevistas que está aberto a dialogar sobre comércio com Trump. Temas como regulação de big techs e exploração de terras raras são de interesse dos americanos.
+ Flávio Bolsonaro não se cala, diz o que realmente pensa sobre Lula e pede Justiça
Encontro entre os presidentes
Como citado, depois desta videoconferência, existe a possibilidade deles se encontrarem pessoalmente para discutir o tarifaço e novas parcerias para ambos países. O Planalto e nem a Casa Branca comentaram sobre a ligação!
VEJA TAMBÉM: Morte abala o Brasil e país vive luto por famoso!






