Portal MSN

Você mais informado: As principais notícias desta terça-feira (05/05)

Confira o que aconteceu hoje no Brasil e que você não pode deixar de saber sobre Política, Saúde e as principais notícias do dia.

-

-

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Regina Duarte, Jair Bolsonaro, João Dória Jr. e Wilson Witzel – Montagem com imagens do Instagram

O momento tem sido de mudanças e transformações. O Área Vip reúne pra você, leitor, as principais notícias do dia para que você possa ficar informado de tudo que acontece no Brasil. Como o principal assunto de grande interesse é a pandemia do novo coronavírus, trazemos os últimos registros sobre a Covid-19 no Brasil.

- Continua após o anúncio -

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que o país  registrou 7.921 mortes pelo novo coronavírus. Em 24 horas, o governo confirmou 600 mortes em decorrência da doença, maior número registrado no período desde o início da pandemia.

Até as 19h,  o país alcançou 114.715 casos oficiais, com 6.935 diagnósticos entre ontem e hoje, segundo os dados mais recentes. O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, disse que 100 mil testes ainda estão pendentes.

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde tem somado ao balanço diário mortes ocorridas desde os primeiros casos, mas com confirmação de covid-19 no último dia. Hoje, estavam sob investigação 1.579 óbitos. A demora em anunciar as mortes pela infecção é de duas semanas em média. Desse total, menos de um sexto aconteceu entre hoje e ontem.

- Continua após o anúncio -

Apesar de muitos municípios do país ainda não registrarem casos da doença, de forma geral, o coronavírus está presente em todos os estados do país. Atualmente, São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 34.053 casos e 2.851 mortes. Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 12.391 casos e 1.123 óbitos. O estado que registra menos notificações é Mato Grosso do Sul, com 283 confirmações de casos e dez mortes. Tocantins, agora, tem 303 casos e sete mortes.

Fonte: Secretarias Estaduais de Saúde

 

- Continua após o anúncio -
Wilson Witzel – Instagram

Medidas mais rígidas no Rio de Janeiro

Apesar das orientações de evitar aglomerações, a população no Rio de Janeiro está ignorando as regras essenciais para evitar o contágio do novo coronavírus. O governador Wilson Witzel afirmou nesta terça-feira (5) que o estado levará para a delegacia e processará criminalmente pessoas que estiverem em aglomerações, como calçadões e áreas de lazer.

O governador disse, ainda, e que fechará e multará estabelecimentos comerciais que descumprirem o decreto de quarentena. O aumento no rigor é necessário,  segundo ele, porque 60% da população está   ignorando as normas e segue indo para as ruas. “Chegamos ao consenso de que, apesar de identificar quais as atividades essenciais que podem funcionar, ainda estamos observando aumento da população nas ruas. Sessenta por cento da população está nas ruas”, constatou.

Ele falou, ainda, das medidas efetivas. “Para tornarmos mais efetivas essas medidas, vamos intensificar a fiscalização. Estabelecimentos comerciais que não estejam cumprindo as determinações serão fechados, e aqueles que não podem estar funcionando serão fechados e multados “, afirmou Witzel.

João Doria Jr. – Instagram

Uso de máscara obrigatório em São Paulo

Nesta terça-feira (05), o uso de máscara voltou a ser assunto em São Paulo. A medida foi anunciada na segunda-feira (04) pelo governador João Doria em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

Porém, a medida, segundo o governo, passa a valer a partir da quinta-feira (7) de maio. A regulamentação sobre punições será de responsabilidade das prefeituras. “A exemplo da cidade de São Paulo, adotamos a obrigatoriedade em todos os meios de transporte público e privado.”

O prefeito Bruno Covas disse que ainda não está definido se a fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal ou por fiscais das subprefeituras, nem se a multa será aplicada a pessoas ou a estabelecimentos que permitirem o acesso. A previsão é que até o dia 7 de maio as regras estejam definidas.

O governador não descartou a possibilidade de decretar lockdown no estado, mas afirmou que “neste momento, não está sendo analisado”.  As cidades que registraram menores índices de adesão ao isolamento social foram Sorocaba, Jundiaí e Americana (50%), Assis, Itapeva, Sumaré, Itatiba, Piracicaba, Santa Bárbara do Oeste e Barueri (49%), Marilia (48%), Matão (47%), Ribeirão Preto (47%), São José do Rio Preto (46%), Bauru, Araraquara e Limeira (45%), Araçatuba, Presidente Prudente e Catanduva (44%).

Sérgio Moro – Instagram

Detalhes do depoimento de Sérgio Moro são divulgados

Depois de deixar o cargo no Governo Federal, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro prestou depoimento de mais de oito horas no  sábado (2) na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba. Hoje, foram divulgados alguns pontos sobre o depoimento.

Segundo o G1, Moro  foi questionado sobre as acusações de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir no trabalho da PF e em inquéritos relacionados a familiares. As acusações foram feitas pelo ex-ministro quando ele anunciou sua saída do governo, em 24 de abril.

No depoimento, Moro disse que “o presidente Jair Bolsonaro queria interferir politicamente na Polícia Federal” e “Bolsonaro pediu em fevereiro, por mensagem de celular, para indicar um novo superintendente para a Polícia Federal no Rio de Janeiro’. A mensagem, segundo o relatório do depoimento, “tinha ou menos o seguinte teor”: “Moro você tem 27 Superintendências, eu quero apenas uma, a do Rio de Janeiro'”.

A mensagem de celular na qual Bolsonaro pediu para ele próprio indicar o superintendente da PF no Rio foi enviada pelo presidente no começo de março, quando o então ministro e o então diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, estavam em missão oficial nos Estados Unidos.

O depoimento do ex-ministro foi motivado por inquérito aberto pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria Geral da República, a fim de apurar se Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal.

Regina Duarte e Jair Bolsonaro – Instagram

Regina Duarte por um fio

O caso de ‘amor’ entre o Presidente da República e Regina Duarte parece que é coisa do passado. A permanência da atriz à frente da Secretaria Especial de Cultura está por um fio. Nesta terça-feira (05), o presidente Jair Bolsonaro voltou a interferir na pasta e o  maestro Dante Henrique Mantovani foi reconduzido ao cargo de presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (5), com a assinatura do ministro chefe da Casa Civil, Braga Netto. O maestro tinha ficado conhecido por fala em que relacionou o rock a droga, sexo, aborto e satanismo.

Segundo a folha de São Paulo, Bolsonaro deu aval para aliados criticarem publicamente Regina, numa provável tentativa de forçar a atriz a deixar o cargo. Como não é do feitio dele demitir, o presidente estaria usando o mesmo método recente que fez Sérgio Moro renunciar do cargo.

Mais cedo, segundo O Antagonista, Regina Duarte teria tido uma conversa com uma assessora e disse acreditar que seria ‘dispensada’ pelo presidente. “Que loucura isso, que loucura. Eu acho que ele (Bolsonaro) está me dispensando”, afirmou a secretária especial da Cultura, em conversa ouvida pela reportagem do site de notícias. A certa altura, Regina diz: “Eu passei a noite… Acordava de uma em uma hora e falava assim: ‘Está esquisito, está muito esquisito’”.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.