
Todos os anos o INSS costuma fazer ajustes nas regras de acordo com a Reforma da Previdência, podendo impactar diretamente quem está prestes a se aposentar. A partir do dia 1 de janeiro de 2026, é esperado que as mudanças sigam o cronograma progressivo da Reforma da Previdência (Emenda Constitucional nº 103/2019), que tem ajustado a idade mínima para aposentadoria desde 2020.
+ Inacreditável! Depois de 40 anos de atraso, Celeste se aposenta aos 101 anos pelo INSS
O aumento da idade mínima para se aposentar visa garantir o equilíbrio financeiro do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Segundo informações oficiais do INSS, aqueles que pretendem dar entrada à aposentadoria em 2026, devem seguir a regra de idade mínima+tempo de contribuição.
Entre os requisitos, estão:
- Mulheres: 59 anos e 6 meses de idade e, no mínimo, 30 anos de contribuição;
- Homens: 64 anos e 6 meses de idade e, no mínimo, 35 anos de contribuição.
Regra de pontos sofrerá mudança
Em 2026, a regra de pontos também sofrerá mudanças. Mulheres terão que somar 93 pontos para se aposentar; homens 103 pontos. O tempo mínimo de contribuição segue inalterado, com 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.
Todos aqueles que pretendem se aposentar em 2026 devem se atentar as mudanças, verificando através do aplicativo Meu INSS informações como: tempo de contribuição, podendo ainda simular a sua aposentadoria.
Além disso, é imprescindível buscar apoio profissional de um advogado previdenciário para que possa entender seus direitos e solicitar o benefício de maneira correta. Isso irá ajudá-lo a dar andamento ao seu processo de aposentadoria de maneira legal e correta, evitando percalços que podem desacelerar o processo, tornando tudo ainda mais demorado.
Lula gera polêmica e faz jornalista se pronunciar
A fala do presidente Lula sobre a megaoperação no Rio de Janeiro fez com que âncora da Band se expressasse ao vivo e criticasse a atitude do petista, dando o que falar entre os internautas…Leia mais!






