
A Globo bateu o martelo e definiu o dia da estreia do repeteco de Por Amor (1997), um dos grandes sucessos escritos por Manoel Carlos para o horário nobre da emissora. A trama volta ao ar em 7 de julho, às 11h15 e 19h20, no Globoplay Novelas, novo nome do canal Viva.
Com isso, a história se torna uma das novelas da Globo com o maior número de reprises. Esta será a quinta reexibição da história protagonizada por Regina Duarte, Gabriela Duarte, Antonio Fagundes e Fábio Assunção.
Por Amor inaugura a faixa “Batalha de Novelas”, que exibirá sempre a novela mais votada pelo público em enquete no GShow. Por Amor venceu a batalha contra Laços de Família (2000), com 56,85% dos votos.
+ Garota do Momento – Últimos capítulos: Alcione faz participação especial
Muitas reprises
Por Amor foi exibida originalmente entre 13 de outubro de 1997 e 22 de maio de 1998 na faixa das nove da Globo. De lá para cá, a novela foi reapresentada inúmeras vezes, seja no Vale a Pena Ver de Novo, seja no antigo canal Viva – atual Globoplay Novelas.
A primeira reprise aconteceu em 2002 nas tardes da Globo, registrando excelentes índices de audiência. Depois, em 2010, a trama voltou ao ar na inauguração do canal Viva. Em 2017, Por Amor foi reprisada novamente no canal pago do Grupo Globo.
Pouco tempo depois, em 2019, Por Amor voltou ao ar em sua quarta reprise, desta vez na TV aberta. A novela foi exibida pela segunda vez no Vale a Pena Ver de Novo, novamente com bons índices de audiência. A trama também foi exibida de forma compacta no quadro Novelão, do Vídeo Show, em duas oportunidades.
+ Vale Tudo: Cecília desperta do coma e acaba com a raça de Marco Aurélio
Trama
Por Amor gira em torno de Helena (Regina Duarte) e sua filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Elas vivem um romance com Atílio (Antonio Fagundes) e Marcelo (Fabio Assunção), respectivamente, e engravidam praticamente ao mesmo tempo.
Com isso, mãe e filha dão à luz no mesmo dia. Porém, o bebê de Eduarda nasce morto, e a jovem não poderá engravidar novamente. Temendo que a filha não supere tamanha dor, Helena decide trocar os bebês e entrega seu filho vivo para a herdeira. O único a saber da verdade é o médico César (Marcelo Serrado).
Em 1997, Maria Eduarda era considerada muito mimada e foi alvo de ódio de parte dos espectadores. No entanto, as reprises mais recentes mudaram a impressão do público, já que a mocinha era vítima de um relacionamento abusivo por parte de Marcelo.






