MSN

terça-feira, 16 de julho de 2024

Análise: ‘Poliana Moça’ chega ao fim no SBT após 307 capítulos e ‘muito jogo do contente’

Novela de Íris Abravanel encerra ciclo de cinco anos no ar

-

-

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.
Poliana Foto: SBT/Divulgação
Poliana Foto: SBT/Divulgação

A novela ‘Poliana Moça‘ chegou ao fim no SBT após 307 capítulos e muito jogo do contente por parte de Poliana (Sophia Valverde). Sendo assim, no último episódio que foi ao ar na noite desta última quarta-feira, 24 de maio, conseguimos perceber que o canal tentou levar para o telespectador, um final feliz, mesmo a maior parte da trama a jovem menina ter passado por conflitos adolescentes.

- Continua após o anúncio -

Dessa forma, no último capítulo do folhetim, conferimos destinos felizes, principalmente envolvendo Poliana e João (Igor Jansen), que por muito tempo, escondendo seus sentimentos, terminaram juntos e dando aquele beijo tão aguardado. Na sequência, ainda podemos ver que Otto (Dalton Digh) e Luísa (Thaís Melchior), mesmo após a maior parte do folhetim não se dando bem, terminaram juntos e, claro, dando a jovem Poliana um irmãozinho.

+ Resumos de “Poliana Moça” – Semana de 22/05 a 24/05

Em suma, o elenco adulto de ‘Poliana Moça’, sem dúvida alguma, mostrou que estão aptos a participarem cada vez mais de projetos voltados para a garotada. Por sinal, os veteranos da novela, como por exemplo: Branca (Lilian Blanc) e Antonio (Jitman Vibranovski) emocionaram, ao falarem sobre a importância da fé, durante a despedida do senhor, das cinzas de sua filha, Violeta (Gabriela Saadi). Aliás, outra personagem que agitou o final da novela e teve um fim trágico foi Tânia (Ana Paula Valverde). A vilã, finalmente foi presa, após aprontar demais e fugir da polícia por inúmeras oportunidades.

- Continua após o anúncio -

Ainda no decorrer do último capítulo de ‘Poliana’, o menino Pinóquio (João Pedro Delfino) finalmente entendeu que não é humano e, durante uma coletiva, emocionou à todos ao falar sobre o amor, tema que abordou a trama de Íris Abravanel ao longo do projeto. Aliás, o personagem de João Pedro é de se aplaudir, pois ele deu vida a trama, que vinha de um passado envolvendo somente a jovem Poli, mas graças ao boneco, o folhetim ganhou novos ares.

Por fim, ‘Poliana Moça’ não foi uma novela ruim, foi uma trama que emocionou e, com certeza, merece todos os aplausos. Finalmente o público que acompanhou o projeto, entendeu o que realmente é ‘um jogo do contente’. Pena, que não teremos uma ‘Poliana Adulta’.

- Continua após o anúncio -
João e Poliana - Foto: SBT/Divulgação
João e Poliana – Foto: SBT/Divulgação

+ Poliana Moça: Poliana faz pergunta inesperada para Luísa

Critica ao SBT

A novela ‘Poliana Moça’ até que teve um final feliz, mas o SBT pecou, não somente ontem na exibição do último capítulo do projeto de Íris Abravanel, mas ao longo da transmissão do folhetim. No entanto, nesta última quarta foi o estopim, ao exibirem o final da trama em um péssimo horário, principalmente para o público alvo. A emissora, por pura ignorância, exibiu o final de ‘Poliana’ entre 21h55 e 23h17, algo que é surreal e errado, já que a novela é para um público infantil/adolescente.

Infelizmente, mesmo com um bom projeto em mãos, a direção do SBT não soube levar o seu ‘principal produto’ ao ar. Por muitas vezes, a novela chegou a entrar no ar quase 22h da noite. E, por sinal, mesmo o público reclamando do horário do projeto, os diretores ‘se fingiram de cegos’ e nada fizeram.

Outro ponto negativo, é a direção do SBT pensar pequeno e não aprender com a Globo como se coloca uma novela no ar. Por mais uma vez, a emissora estreia uma trama em horário nobre, sem antes encerrar a que já está no ar, enchendo a programação e atrasando outros programas. Erros do tipo, prejudicaram e muito a audiência do canal, não é à toa que de picos de 14 a 16 pontos com novelas anteriores, chegaram a médias de 5 pontos.

+ Poliana Moça: João e Bento revelam segredo e Ruth fica furiosa

Audiência do capítulo final de ‘Poliana Moça’

No entanto, mesmo o SBT jogando contra o final de ‘Poliana Moça’, a novela registrou em seu último capítulo média de 6,0 pontos, índice suficiente para assegurar a vice-liderança, superando os 4,9 obtidos pela Record. Por sinal, este foi recorde de audiência da novela, mas ficando muito abaixo das audiências de suas antecessoras.

Repercussão do último capítulo na web

Além disso, pelas redes sociais, diversos internautas comentaram sobre o último capítulo da novela. Muitos internautas, chegaram a falar sobre a história de Poliana que saiu de ‘suas aventuras’ para uma ‘adolescência’ conturbada. Vale lembrar, que o folhetim ficou no ar por cinco anos, sendo uma reprise durante a pandemia.

+ Poliana Moça: Poliana sugere ao pai acessar a memória do Pinóquio

**As críticas e análises aqui expostas correspondem a opinião de seus autores

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Fernando Melo
Fernando Melo
Colunista sobre o mundo da TV, celebridades, influencers e personalidades da mídia em geral, atuante no segmento desde 2012, com passagens por diversos sites. No Área VIP, além de colunista, é coordenador de redação.