Nada como uma boa vilã em novela para o sucesso da história. Em 2025, a lista só aumentou. O remake de ‘Vale Tudo’ mostrou que Odete Roitman é uma personagem que entrou para o hall das antagonistas mais famosas da dramaturgia brasileira. Como ela, o Área VIP fez uma lista das malvadas que conquistaram o público.
Confira:
Odete Roitman – Débora Bloch (Vale Tudo)
O remake de ‘Vale Tudo’ na Globo trouxe de volta uma das vilãs mais emblemáticas da teledramaturgia: Odete Roitman. Interpretada por Débora Bloch, a personagem eternizada por Beatriz Segall ressurgiu com seus julgamentos afiados que, por mais ácidos, às vezes faziam sentido. Fazia questão de odiar tudo que era popular e nutria um desprezo pelo Brasil, que julgava um país subdesenvolvido. Se aliva a quem precisasse para deixar os problemas dos filhos o mais longe possível dela. Encontrou em Maria de Fátima (Bella Campos) uma aliada a seu serviço.
+ Debora Bloch revela destino após fim de ‘Vale Tudo”: “Guerreira”
Maria de Fátima – Bella Campos (Vale Tudo)
Filha de Raquel (Taís Araújo), ela foi criada pela mãe com o avô, Salvador (Antônio Pitanga), em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ambiciosa, Fátima, como preferia ser chamada, odiava sua vida simples e não media esforços para ascender socialmente. Ao conhecer o modelo César Ribeiro (Cauã Reymond), iniciou sua jornada para enriquecer. Deu um golpe na própria mãe para se mudar para o Rio de Janeiro em busca de dinheiro e fama. Sedutora, inteligente e divertida, para ela valia tudo por sucesso e dinheiro. Casou com Afonso Roitman (Humberto Carrão) com a ajuda da maquiavélica Odete Roitman (Débora Bloch), a quem foi muito útil.
Violeta – Isabel Teixeira (Volta por Cima)
Viúva de um grande contraventor há um tempo, caiu na lábia de Osmar (Milhem Cortaz), que passa a ganhar dela presentes que ela tem prazer em lhe proporcionar em troca de sua companhia. Mãe de Renato (Rodrigo García), conhecido como Baixinho, um sujeito frio e violento que comanda os negócios de contravenção e agiotagem deixados pelo pai, Violeta vê sua amizade colorida com Osmar estremecer depois que o filho ameaça a vida do seu amante. Ela mora num casarão suburbano. Antes esteve submissa ao marido já falecido, agora está sob o julgo das decisões do filho.
+ Área VIP 25 Anos! Isabel Teixeira parabeniza nosso portal: “Vamos comemorar”
Cacá – Pri Helena (Volta por Cima)
Filha única de Ana Lúcia (Iara Jamra), Carla fez curso técnico de Enfermagem e chegou a trabalhar em pequenas clínicas, mas nunca se sentiu realizada. De temperamento frio, não tinha empatia pelos pacientes. Desde garota, na escola, era tida como briguenta, e foi atraída pelas aulas de lutas, o que a levou a ganhar campeonatos. Conheceu Jô (Vitor Sampaio) num deles, e ele logo a oferece um trabalho mais bem remunerado do que o que ela tem na clínica: proteger um conhecido contraventor da região, o Baixinho (Rodrigo García). Carla logo se reconhece neste lugar, descobrindo a sua verdadeira vocação: ser capanga.
Maristela – Lilia Cabral (Garota do Momento)
Mãe de Juliano (Fabio Assunção). Rica socialite, mulher conservadora e preconceituosa e se opor ao casamento do filho com Clarice (Carol Castro). Quando a futura nora perde a memória em um acidente, Maristela tem a ideia de criar para ela um falso passado, com uma falsa irmã, Zélia (Leticia Colin), e uma falsa filha, Bia (Maisa). Inteligente e manipuladora, ela estava sempre um passo à frente das pessoas quando o assunto lhe interessava.
Zulma – Heloísa Périssé – (Êta Mundo Melhor!)
Vilã com toques de humor, ela é dona do abrigo onde o filho de Candinho (Sergio Guizé), Samir (Davi Malizia), vai parar. Obriga as crianças a costurar, bordar e encadernar os livros que ela vende. Briga e atormenta as crianças, mas sempre de maneira engraçada. É enganada pelas crianças o tempo todo. Vai querer conquistar Candinho (Sergio Guizé) de olho na herança dele.
Sandra – Flávia Alessandra – (Êta Mundo Melhor!)
Irmã de Celso (Rainer Cadete). Presa pelos crimes que cometeu no passado, ela aguardou ansiosa por sua liberdade condicional. Ela não se conformava pelo fato de Candinho (Sergio Guizé) estar com toda a fortuna da tia e planeja armar contra o primo e contra o filho dele assim que sair da cadeia. Ela foge da prisão e vai para o exterior. Em seu retorno triunfante ela apronta outras maldades.
+ Flávia Alessandra fala do retorno de Sandra em ‘Êta Mundo Melhor!’: “Grande Privilegio”
Arminda – Grazi Massafera – (Três Graças)
Filha de Josefa (Arlete Salles), mãe de Raul (Paulo Mendes) e viúva de Rogério, desaparecido em circunstâncias misteriosas. Ela é amante de Santiago Ferette (Murilo Benício), de quem é sócia na Fundação Ferette, é uma madame esnobe, egoísta e cruel, que intimida e oprime aqueles ao seu redor, a começar por Gerluce (Sophie Charlotte), que trabalha como cuidadora de sua mãe. Considera-se superior aos outros e expressa desprezo pelos mais necessitados. Tem a vida centrada em seu próprio prazer e interesses. Sua crueldade se manifesta, principalmente, em humilhações ao filho e na negligência com a mãe idosa. É manipuladora e astuta, e não tem senso de moralidade. Com o amante, comanda um esquema altamente lucrativo de falsificação de remédios. Em sua casa, escondia a imponente escultura ‘As Três Graças’, uma obra que estará no centro do interesse de vários personagens.
+ Grazi Massafera completa 20 anos de carreira com vilã em horário nobre
Tânia – Aline Borges – (Dona de Mim)
A personagem é uma mulher forte e determinada, que sabe manipular e não mede esforços para conquistar aquilo que considera seu por direito – leia-se, a fábrica e o dinheiro da família Boaz. É esposa e cúmplice de Jaques (Marcello Novaes), ambiciosa e oportunista como ele.
Lola Argento – Camila Pitanga – Beleza Fatal
A principal vilã de Beleza Fatal é Lola, interpretada por Camila Pitanga. Uma figura complexa e carismática que se torna o centro das atenções por sua maldade raiz, manipulando a prima Sofia (Camila Queiroz) e cometendo crimes, mas que também gera muita discussão e até torcida por parte do público, inspirada em influenciadoras e com características controversas, mas cativantes, segundo seu criador, Rafael Montes.






