Cena de Laureta fazendo oferendas em “Segundo Sol” gera polêmica e Globo se pronuncia

Segundo Sol – Laureta (Reprodução/TV Globo)

Uma cena exibida em ‘Segundo Sol‘ que foi ao ar no capítulo de segunda-feira (10) irritou a comunidade umbandista, que criticou o episódio nas redes sociais. Na cena, Laureta (Adriana Esteves) apareceu acendendo velas, fazendo oferendas e pedindo ajuda para ter sucesso em suas vilanias.

Nas redes sociais, umbandistas repudiaram a sequência. Na página Umbanda Diária do Facebook, os administradores postaram um protesto. “Rede Globo compactuando com falsos ensinamentos sobre os nossos guardiões e guardiãs! Procurem compreender a essência e transmitir aos telespectadores a real face deles. Exús e Pombogiras já são demonizados e a “falta” de informação apenas contribui para que isso nunca tenha fim”. O post passou a ser compartilhado na web.

Confira:

Comunicado da Globo

Em comunicado à imprensa, a Globo justificou a cena e disse que em nenhum momento é feito referências a nenhuma religião. “Laureta pede proteção aos astros, espíritos, orixás… A todo o Além, sem se referir a nenhuma religião especificamente. Além de ressaltar, como registramos ao final de cada capítulo, que novelas são obras de ficção, vale ainda destacar que Laureta é uma vilã, dona, portanto, de várias atitudes reprováveis que só fazem sentido no contexto da dramaturgia”.

André Dias comenta cuidado com cenas do Candomblé

André Dias (Globo/João Cotta)

Em entrevista ao portal Área Vip, o ator André Dias, que interpreta o Groa na trama de João Emanuel Carneiro ressaltou que as cenas que retratam a religião do Candomblé são feitas em cima de pesquisas. “Temos feito com muito cuidado, com um babalorixá no set. Também tenho uma assessoria pessoal de dois babalorixás. Eu falo que entrou algo em iorubá no texto e eles vão gravar para mim. Fazemos tudo como deve ser”, explicou.
André Dias ainda se pronunciou sobre a cena que gerou polêmica. “Se alguém se sentiu ofendido, em nome de toda novela, peço desculpas. Em nenhum momento a gente quer denegrir a religião. Ao contrário, a gente através da história do Groa traz uma visão dessa religião que é muito bonita e ajuda a acabar com o preconceito”, ressaltou.

Veja também:

Núcia Ferreira: Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.

Esse site utiliza cookies Leia mais.