
A Globo foi premiada na noite da última quinta-feira (11) em Los Angeles, com a prata no PromaxBDA Global Excellence Awards, um dos mais importantes eventos de marketing televisivo, considerado o ‘Oscar’ das chamadas. O prêmio foi na categoria programas especiais de jornalismo (Special News Report or Event Program Spot or Campaign), com as chamadas da Retrospectiva 2014. Composta por diversos filmes, cinco deles inscritos na premiação, a campanha convidou o público a assistir ao programa por meio de imagens marcantes que retratavam o ano que passou. Os filmes premiados foram sobre eleições (https://www.youtube.com/watch?v=fGB0Wk_NExs), Copa do Mundo (https://youtu.be/w4gDBQcCnlM), manifestações populares (https://youtu.be/h9JWWum91fE), seca em São Paulo (https://youtu.be/F4WNGt-e1gM) e conflito na Ucrânia (https://www.youtube.com/watch?v=w1SjK7N0Fz8).
A Globo também foi indicada na categoria Filmes (Theatrical Films Show non Television Spot or Campaign) com a chamada da animação ‘Enrolados’ (https://youtu.be/dpDVw5k-OoE), que simulava uma linha de produtos para o cabelo com o nome do filme, que foi exibido pela Globo no ‘Cinema Especial’. E a GloboNews, na categoria programas de notícias (News/ Information Program Campaign), com a chamada da série exibida pelo ‘Jornal das Dez’ sobre a retomada das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos. Ela simula uma conversa descontraída em um chat entre o canal de notícias, o presidente norte-americano Barack Obama, Fidel e Raul Castro, irmão mais jovem do ex-presidente cubano e atual presidente do país (http://globotv.globo.com/globonews/globonews/v/serie-especial-do-jornal-das-dez-mostra-cuba-depois-da-reaproximacao-com-os-eua/3943056/) .
A PromaxBDA é uma associação americana que homenageia profissionais de marketing e promoção que se destacam na criação e na implementação de iniciativas promocionais para televisão, rádio e mídia impressa e eletrônica. Realizada desde 1956, a premiação é considerada a de maior prestígio entre os profissionais do setor. A Globo já venceu duas vezes o prêmio Global, em 2014 e 2012, com vinhetas criadas para a abertura do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, na categoria direção de arte e design. Já a GloboNews acumula, desde 2011, medalhas nessa premiação, tanto na Global, quanto na Latino-Americana. Em 2014, o canal de notícias ganhou ouro e bronze nas duas categorias em que concorreu, sendo o primeiro lugar na categoria Animação com a chamada do programa “GloboNews Especial – BRICS’, com réplicas de ícones da arquitetura do Brasil, da Rússia e de outros países do grupo formadas com blocos de construção de brinquedo, e o terceiro em Programa de Notícias.






