
A telenovela teen “Malhação” fez muito sucesso na programação da TV Globo. Ela estreou em 24 de abril de 1995, apresentando ao público um formato mais despojado, direcionado aos jovens e adolescentes.
+ Eliana no comando do ‘Big Brother Brasil’? TV Globo expõe a verdade: ‘Estamos satisfeitos’
Rapidamente se tornou um sucesso nas tardes da emissora, chegando ao fim em 3 de abril de 2020. Apesar disso, a Globo tem mirado um novo projeto para ocupar o antigo horário da produção.
De olho nos famosos Doramas, a emissora tem como projeto lançar um formato de novelas curtas, com cerca de 60 capítulos e duração de meia hora por episódio. Com isso, ela tenta modernizar a dramaturgia, mirando em um público apaixonado por esses tipos de histórias que se tornaram populares no streaming.
De acordo com o portal “Terra”, o projeto foi apelidado internamente de “doramas brasileiros”, sendo que fará sua estreia com obra romântica escrita por Walcyr Carrasco.
Nova era da TV Aberta
Com as mudanças provocadas pela forma como o público tem consumido conteúdo atualmente, a Globo cria novas estratégias para atrair os telespectadores para a frente das telinhas.
+ Globo bate o martelo e define quinta reprise de clássico da teledramaturgia brasileira
É esperado que a nova onda de “Doramas” estreie por volta das 17h30, horário que era ocupado pela “Malhação” entre os anos de 1995 e 2020. Atualmente a emissora exibe o “Vale a Pena Ver de Novo” na mesma faixa.
A ideia é que o novo formato anteceda a novela das seis, podendo assim “aquecer o público” para a programação da noite. O conteúdo deve ser exibido inicialmente no Globoplay e posteriormente disponibilizado na programação aberta, aproveitando o consumo e agilidade do streaming e a tradição já conhecida da TV.