Crivella/Reprodução Globoplay
Crivella/Reprodução Globoplay

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella fez duras críticas a TV Globo nesta última quinta-feira (11). Em uma coletiva de imprensa improvisada, o político demonstrou insatisfação com as perguntas da jornalista do canal Larissa Schmidt, sobre a cidade estar parada à espera de medidas governamentais.

Em resposta, Crivella negou, ameaçou interromper a conversa e acusou a Globo de fazer campanha contra a cidade: “É impressionante como a Rede Globo faz campanha contra o Rio. Não é contra mim, não. A cidade não está parada”.

Em seguida, ele voltou a reafirmar que a emissora é contra a cidade e citou o presidente Bolsonaro: “É impressionante como vocês fazem oposição não a mim, mas ao Rio de Janeiro. É por isso que o presidente Bolsonaro já não dá mais entrevistas a vocês. E vários políticos também pensam assim”.

Pela terceira vez, ele falou: “É impressionante como a Rede Globo de Televisão é absolutamente contra a cidade do Rio de Janeiro. É a televisão que anuncia o tempo todo os problemas do Rio, que faz drama sobre coisas corriqueiras, que acontecem na nossa vida desde que eu nasci aqui”.

Neste momento, quando a repórter questionou se Crivella achava ‘corriqueiros’ os problemas enfrentados pela cidade, que ele a afastou com o braço e afirmou que tinha o direito de não falar com ela: “A cidade do Rio de Janeiro, desde a minha infância, sofre problemas no trânsito. Esses, eu disse, são corriqueiros. São problemas que a gente enfrenta porque temos dificuldades com a nossa topografia. Nós somos uma cidade com muitas montanhas, muitos túneis, vias estreitas. E temos, sim, problemas com trânsito. É claro que os desabamentos procuramos evitar, mas nem sempre conseguimos. Lamentamos profundamente nossas tragédias”.

Para concluir, ele não poupou as críticas: “Agora, é preciso aprender com elas (as tragédias) e não fazer campanha política. Não fazer exploração. O que a Globo quer é dinheiro na sua propaganda. O que ela quer é que a gente faça uma festa no Carnaval e ela possa vender R$ 240 milhões com a Prefeitura pagando todo o Carnaval. Isso está errado. Então o que elas fazem é chantagem. É chantagem! E isso não tem nada a ver com o interesse da cidade. E seguramente não vão colocar isso no ar”.

Resposta da emissora:

No Jornal Nacional desta quinta (11), a emissora, em resposta ao prefeito do Rio de Janeiro, exibiu imagens da fala de Crivella e em seguida, leu uma nota de repúdio:

“A Globo repudia a atitude do prefeito Marcelo Crivella de afastar a repórter Larissa Schmidt dos jornalistas que cumpriam a obrigação de entrevistá-lo.

A Globo também repudia a afirmação de Crivella de que a emissora fez drama com coisas corriqueiras na cobertura jornalística do temporal de segunda-feira.

A Globo cobriu uma tragédia que tirou a vida de dez cariocas. E cumpriu a obrigação jornalística de mostrar que a prefeitura demorou a acudir a população. Um fato reconhecido pelo próprio prefeito, num momento raro de autocrítica.

A Globo lamenta também as declarações descabidas de Marcelo Crivella quanto ao Carnaval.

A Globo compra os direitos de transmissão das escolas de samba – e paga um valor quase seis vezes maior do que aquele que elas recebem de subvenção da prefeitura.

A Globo se solidariza com a repórter Larissa Schmidt e, mais uma vez, com os cariocas. Em especial, com as famílias dos mortos na tragédia”.

Veja também:

Repórter da Globo emociona ao relatar desafios em cobertura de tempestade no Rio

 



52 COMENTÁRIOS

  1. Olha ai é tão verdade o que a Globo falou q hoje aconteceu mais uma tragédia no Rio de janeiro, caíram dois prédios,ai venhe esse prefeito de 💩fala q a Globo está só falando mentira fassa mil favor né (prefeito) .

  2. Não estou defendendo a Globo.Apenas dizendo q existe guerra de poderes entre as emissoras e q eles sabem dos problemas,mas, mesmo assim, querem o governo.Todos iguais.Vou dizer diferente: mudou a mosca e o cocô continuou o mesmo.

  3. E perfeito quero ver se fosse com seus familiares a catástrofe das chuva. Se vc ia diser se é coisa curriqueira.!.iai ja foi na musema.saber e ou não coisa curriqueira perfeito crivela.!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here