Portal MSN

Canal Viva exibe a série ‘Os Anos 80 Estão de Volta’

A década de 80 foi marcada por fenômenos de comportamento. Neste domingo, dia 14 de janeiro, a partir das 18h, […]

-

-

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.
Série – Os Anos 80 Estão de Volta (Divulgação/Viva)

A década de 80 foi marcada por fenômenos de comportamento. Neste domingo, dia 14 de janeiro, a partir das 18h, no VIVA, a série “Os Anos 80 Estão de Volta” destaca a evolução de dois deles: o punk e o rock no Brasil.

- Continua após o anúncio -

Na primeira edição, o punk ganha a cena. Inspirados no movimento punk inglês da década de 70, começaram a surgir, principalmente em São Paulo, bandas como Inocentes, Garotos Podres e Ratos de Porão. Na época, também nasceram boates emblemáticas na cena paulistana como Madame Satã, Rose Bom Bom e Napalm, palco dos primeiros shows de Titãs e Ira. O programa conta com depoimentos de Arthur Dapieve, Claudia Kopke, Clemente Nascimento, Dado Villa-Lobos, Felipe Lemos, Guilherme Isnard, Hermano Vianna, Kid Vinil, Nasi Paulo Ricardo e Rui Mendes.

“O punk chegou ao Brasil através de revistas e jornais importados, ou mesmo alguns críticos que escreviam a respeito, falavam dos primeiros shows dos Sex Pistols. Era essa a informação que tínhamos no começo. Na Inglaterra, tinha cabeleireiro, loja especial para se vender roupa para punk. Tinha tudo! Na verdade, o punk, em termos de roupa, foi uma moda. E uma moda internacional. Não era uma coisa tão periferia assim. Tinha, sim, em inspiração. Para o Brasil isso era inacessível. Então, adaptamos tudo. O punk brasileiro começou a usar jaqueta de napa, que era a mais barata, se comprava na feira ou em qualquer lugar”, recorda Kid Vinil.

Outro ícone do punk no país é Clemente Nascimento, guitarrista da banda Inocentes, pioneira do punk-rock paulistano. “O punk inaugurou a cena alternativa como ela é conhecida hoje. O mais importante do punk era trazer de volta a rebeldia ao rock, em músicas de dois, três minutos. O rock estava muito chato. O lance do punk era resgatar a rebeldia do rock dos anos 1950”, explica em seu depoimento ao programa.

- Continua após o anúncio -

O segundo episódio, exibido na sequência, aborda a consagração do rock brasileiro nos anos 1980. Antes visto como algo marginal e alternativo, no início da década, uma série de jovens artistas e bandas aparecia com grande sucesso em casas noturnas, como o Circo Voador, no Rio de Janeiro, e estouravam em emissoras de rádio, como a Fluminense FM. A época foi marcada por hits desde “Você Não Soube Me Amar”, da Blitz, a “Menina Veneno”, do cantor Ritchie. As bandas Ultraje a Rigor, Paralamas do Sucesso, Titãs e Kid Abelha surgiram nesta fase do rock. Evandro Mesquita, Guto Graça Mello, Jamari França, Leo Jaime, Leoni, Liminha, Luiz Antonio Mello, Maria Juçá, Nelson Motta e Ritchie estão entre os convidados da edição.

Evandro Mesquita comenta o sucesso da Blitz: “Nessa época, era dificílimo você ter acesso às gravadoras. Conseguimos arrombar essa porta, vender quase um milhão de compactos em uma época de crise.”.

- Continua após o anúncio -

Os hits de Lulu Santos, Legião Urbana e Cazuza também viram assunto de “Os Anos 80 Estão de Volta”. Durante entrevista, Guto Graça Mello conta como convenceu João Araújo – pai de Cazuza e criador da Som Livre – a gravar um disco do filho. O programa ainda mostra Leo Jaime falando sobre o amigo: “Fiquei quase dois anos estimulando o Cazuza a fazer alguma coisa, compor, desde que ouvi a primeira música dele, “Down em Mim”. Era perfeita para uma primeira composição, de um cara que tinha 20 anos quando a escreveu.”.

VIVA – Canal Globosat
“Os Anos 80 Estão de Volta” – inédito

Horário principal (dois episódios seguidos): domingo, dia 15 de janeiro, a partir das 18h
Horário alternativo (dois episódios seguidos): sábado, dia 21 de janeiro, a partir das 18h

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.