Portal MSN

‘Como Será?’ estreia série sobre adolescência

As mudanças no corpo, sexualidade, drogas, comportamento, relação com tecnologia e carreira profissional são temas que rondam uma fase da […]

-

-

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.
Sandra Annenberg (Globo/Divulgação)

As mudanças no corpo, sexualidade, drogas, comportamento, relação com tecnologia e carreira profissional são temas que rondam uma fase da vida nem sempre fácil: a adolescência. É para trazer à tona questões e dilemas acerca do mundo que se abre nesta nova etapa que o ‘Como Será?’ estreia sábado, dia 4, a série ‘Adolescentes’. São sete episódios que trazem reportagens e entrevistas de estúdio com especialistas no tema em questão. Além disso, cenas de dramaturgia com uma família fictícia apresentam as questões que são abordadas em cada episódio. A estreia fala sobre o período que abrange esta fase da vida, a diferença entre puberdade e adolescência (a primeira se refere às transformações físicas, a segunda, às transformações sociais), e as mudanças pelas quais passa o corpo do jovem. No estúdio, Sandra Annenberg recebe o hebiatra (especialista em puberdade) Mauricio de Souza Lima, que conversa com dois jovens e seus pais sobre questões comuns à idade, como o aumento de apetite, problemas de pele e de crescimento exagerado. “Quem ainda não foi, certamente será adolescente um dia… A cada geração surgem novas preocupações para os pais e novos desafios para os filhos. O que não muda é a profunda transformação pela qual passa toda família que tem um adolescente! Qual é a maneira mais saudável e agradável de lidar com essa fase tão difícil pra todo mundo? Vamos compartilhar ideias, curtir juntos e discutir ‘Como Será’ um momento tão importante?”, convida Sandra, que é mãe de adolescente.

- Continua após o anúncio -

A entrevista da semana aborda um tema que interessa a todos: saúde pública. No estúdio, Sandra Annenberg entrevista Silvio Valente, presidente da Comissão de Direito Médico da OAB-SP, sobre os direitos dos cidadãos. De acordo um a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2015, 71% dos brasileiros que tiveram algum problema de saúde procuraram estabelecimentos públicos para serem atendidos. Já os consultórios e clínicas particulares atraem 21% dos brasileiros e apenas 4,9% das emergências. Neste contexto, as dúvidas ainda são muitas… Na conversa com Sandra, Valente explica o funcionamento do SUS, quais são os direitos dos cidadãos, a quem recorrer para fazer uma reclamação, além de responder perguntas dos espectadores.

O #PartiuFérias desembarca no litoral norte de Alagoas. A primeira parada é em Porto de Pedras para ver o tão falado peixe-boi. Mamífero aquático mais ameaçado de extinção do Brasil, desde 2009 ele é protegido pela Associação do Peixe-Boi, formada por guias comunitários, remadores e artesãos, todos envolvidos com o turismo ecológico. A organização também ajudou a trazer renda para a comunidade. A reportagem embarca em um dos passeios pelo rio Tatuamunha, santuário dos peixes-bois. O tour é feito em jangada a remo, pois é proibido ligar motor na região, repleta de igarapés. Depois da observação dos peixes-bois, o #PartiuFérias segue para Maragogi, uma das praias mais visitadas de Alagoas. A novidade agora é o passeio de buggy, que inclui visita a um assentamento na zona rural para conhecer a produção de farinha de mandioca e artesanato local, trilha e contato com frutos pouco conhecidos.

A repórter Mariane Salerno apresenta o projeto Arredondar, em que consumidores podem direcionar o excedente do valor de suas compras a organizações sociais promovendo, assim, a cultura da doação por meio de inovação. A reportagem mostra o nascimento do projeto, há cinco anos, inspirado em uma ideia estrangeira. Atualmente, há 21 ONGs e 24 lojas parceiras, e mais de 3 milhões de minidoações realizadas. O funcionamento é simples: o Arredondar fecha parcerias com estabelecimentos comerciais, que ofertam a seus clientes a possibilidade de arredondar o valor de suas compras. A diferença vira uma doação, encaminhada a entidades parceiras através de uma tecnologia desenvolvida para permitir o repasse do valor diretamente do caixa.

- Continua após o anúncio -

Sobre o ‘Como Será?’

‘Como Será?’, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação. É um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, que conta com a interatividade como grande aliada. O programa vai ao ar às 7h (exceto nas afiliadas com conteúdo regional) e é reprisado na GloboNews e no Canal Futura, aos domingos, às 06h05 e às 15h, respectivamente. No Canal Futura, ainda há reprises na segunda (1h), quarta (20h30) e quinta-feira (2h30). Mais informações no site redeglobo.globo.com/como-sera e nas grades de programação locais.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.