Fernanda Souza e Luan Santana (Globo/Fábio Rocha)
Fernanda Souza e Luan Santana (Globo/Fábio Rocha)

Um programa inteiro para todo mundo cantar junto. Assim será o ‘SóTocaTop’, nova atração da Globo que deixará as tardes de sábado ainda mais musicais a partir de 14 de julho.

Sob o comando de Fernanda Souza e Luan Santana, e com direção artística de Raoni Carneiro, o programa receberá artistas de diversos gêneros e estilos, reunindo em seu palco o que é mais ouvido pelo público nas rádios e também na internet através de rankings semanais dedicados exclusivamente aos sucessos da música nacional.

Nesta terça-feira, dia 26, os apresentadores e o diretor se reuniram em São Paulo para apresentar a novidade para jornalistas e para o público, que pôde conversar pela primeira vez com Luan e Fernanda em uma live na internet. Segundo Raoni, o palco do ‘SóTocaTop’ será um reflexo de tudo o que as pessoas ouvem e terá a energia do Brasil, com sua grande diversidade de sons e artistas. “Para selecionar os rankings que serão exibidos nos programas, temos que considerar a multiplicidade de mídias e meios de consumo musical que existem hoje em dia. Estamos fazendo um programa que vai mostrar o que o público está ouvindo de uma maneira muito atual”, explicou o diretor artístico.

Um dos principais nomes do cenário musical brasileiro, Luan Santana comemorou a estreia no comando de um programa de TV e fez um paralelo da sociedade e da atração. “Quando o Raoni me ligou e explicou a ideia, eu já senti o clima do programa. As pessoas em casa querem cantar. Então, elas não precisam se preocupar… aqui só tem top”, brincou. “No Brasil, a gente ouve todos os tipos de música. Quem escuta rock, também escuta samba, sertanejo e forró na mesma playlist. O programa é exatamente essa mistura de gêneros e reflete o que as pessoas estão ouvindo no momento. Estou muito feliz com o convite e espero que todo mundo curta tanto quanto a gente”, completou.

Animada com a estreia, Fernanda Souza não esconde a alegria de fazer parte do projeto e revelou que se divertiu muito na gravação do piloto do programa. “Quando fui convidada para o ‘SóTocaTop’ e eu curti muito a ideia e achei o programa muito democrático. Fiquei muito honrada e feliz. Aceitei na hora”, contou. “O programa é literalmente uma festa. Uma grande celebração da música. A gente se diverte horrores e eu me entrego mesmo. As pessoas em casa vão arrastar o sofá pra dançar, com certeza“, avisou.

A cada programa, uma potente playlist

Os sucessos que estarão no palco do ‘SóTocaTop’ sairão de rankings semanais, estabelecidos a partir da análise do cruzamento de dados de várias plataformas utilizadas pelo público, que incluem monitoramento das rádios e dos ambientes digitais. A partir daí, a cada semana, o programa faz um recorte, levando para a TV as canções ou artistas que mais se destacaram nas rádios e na internet neste período. Pode ser um ranking das músicas ou artistas mais tocados na web. Ou um com os artistas e sucessos mais ouvidos na rádio, separados por gênero e regiões. Com isso, o ‘SóTocaTop’ não apresentará um só tema, mas mostrará ao público vários sucessos na mesma edição.

É possível ter um ranking com as músicas mais ouvidas de rock nas rádios e outro com os artistas mais ouvidos na internet, por exemplo. São inúmeras as possibilidades e combinações que vão fazer com que a gente mostre, a cada programa, a pluralidade musical do Brasil”, exemplifica Raoni.

Além de apresentar as músicas mais ouvidas da semana, o ‘SóTocaTop’ terá a ‘Aposta da Semana’, que abrirá espaço para novos nomes que estão despontando no cenário musical, ou ainda os lançamentos de artistas já consagrados. De acordo com Raoni Carneiro, “todo programa terá uma aposta: um artista ou uma música que já estava pontuado em um ranking e que, em pouco tempo, subiu muitas posições, por exemplo. Temos um time de pesquisa que está de olho nas novidades do mercado musical e o ‘Só Toca Top’ também dará a chance de novos artistas mostrarem seu trabalho”.

Uma vez por mês, o “SóTocaTop’ será especial, com a apresentação das músicas mais tocadas no período, consolidando as performances apresentadas nas semanas anteriores.

Luan Santana e Fernanda Souza, que apresentam juntos o novo programa de sábado, destacam que a mistura de ritmos a cada episódio será um diferencial. “A mistura brasileira é uma das nossas maiores características, e ela está retratada também na nossa música. E o ‘SóTocaTop’ será assim, com essa enorme democracia musical que tanto faz parte da nossa cultura”. O músico – e agora apresentador – destaca ainda a troca de experiências que o programa irá lhe proporcionar. “Estou muito animado com o novo desafio e com essa possibilidade de encontrar tantos artistas e amigos que admiro demais. Sem falar que vou amar dividir o palco com a Fernandinha, uma pessoa que conheço e com quem convivo. Vamos nos divertir muito”, diz Luan.

Fernanda Souza também é só elogios para o companheiro de palco. “O Luan é uma pessoa que admiro muito, não só como cantor, mas como ser humano. Acho que vai ser incrível apresentarmos o programa juntos porque temos uma sintonia ótima. Somos bem-humorados, gostamos de brincar, nos divertimos. Temos uma leveza bem parecida, e isso é muito legal”, fala. Apresentar um programa de música também a anima. “A música faz parte do meu dia a dia. Tenho histórias com canções que marcaram momentos especiais da minha vida que, quando escuto novamente, parece que me levam de volta àquele momento. Não vejo a hora do programa começar, de conhecer grandes artistas e rever outros que fazem parte da minha vida”.

Entrevista Raoni Carneiro – Diretor Artístico do ‘SóTocaTop’

Fernanda Souza - Raoni Carneiro - Luan Santana (Globo/Fábio Rocha)
Fernanda Souza – Raoni Carneiro – Luan Santana (Globo/Fábio Rocha)

Como vocês chegaram ao conceito do ‘SóTocaTop’?
Raoni Carneiro: Queríamos um programa que classificasse a música de uma maneira atual. Entendemos, então, que tínhamos que olhar para a multiplicidade de mídias e meios de consumo de música que existem hoje em dia. Esse era o desafio. Mas fomos descobrindo as muitas variações e ajustamos essa equação e estabelecemos o nosso conceito: vários rankings em um mesmo programa de música.

Como serão formados os rankings?
Raoni: Criamos três linhas de recorte para classificar os rankings: música ou artista; rádio ou internet; e, se decidirmos entrar na terceira linha, ela será de região ou gênero. Logo, para classificarmos um ranking, vamos começar pensando se ele é de música ou artista, rádio ou internet, regional ou por gênero musical. A partir daí pode-se formar, por exemplo, um ranking assim: a música mais ouvida na rádio, no gênero rock. Conseguimos descobrir diferentes maneiras de olhar a música. Desta maneira a gente consegue atender à pluralidade musical que o Brasil vive.

Então serão vários rankings por dia? Por quê? 
Raoni: Sim, teremos vários rankings a cada programa, setorizados. Porque nossa premissa é mostrar a pluralidade da música, prezando pelo DNA da atração, que é o ranking. Com isso poderemos levar vários artistas em um mesmo programa, durante toda a temporada. 

Normalmente, os rankings de música são formados com o que o público ouve nas rádios, mas vocês incluíram também a internet. Por quê? 
Raoni: Porque estamos em uma era de muita informação. A música não está apenas nas rádios, mas em todo canto. A internet ajuda a compor melhor o olhar para o atual cenário musical no Brasil. E foi por isso que dividimos em vários rankings. Quando eu falo sobre os rankings em um programa, podem ser três músicas mais ouvidas da rádio, duas músicas do artista do rock mais ouvido na internet, mais as duas músicas de pagode mais ouvidas da internet e assim por diante. Não estou falando ranking sequencial do décimo ao primeiro lugar, por exemplo. É isso que vai dar essa multiplicidade ao programa. Quem faz o ‘SóTocaTop’ é o público.

Haverá espaço para lançamentos no ‘SóTocaTop’? 
Raoni: Sim. Teremos em todos os programas a ‘Aposta da semana’. A gente chama de aposta, mas não é uma decisão inspiracional. Temos uma equipe de pesquisa e análise que vem acompanhando isso o tempo todo. Quando o artista romper a barreira dos 30 em um Top 50, provavelmente ele será uma aposta para estar no programa. Com a aposta na música já vai ser diferente. Daremos espaço também para artistas conhecidos lançarem uma nova música com a gente, justamente por acreditarmos que ele pode voltar ao programa como um “ranqueado”. Além disso, haverá o que chamamos internamente de “Parada Globo”, um programa especial no fim do mês. Este será um programa com as músicas mais ouvidas do Brasil. O que a gente quer é ser um palco para a música nas tardes de sábado: de grandes sucessos que se apresentarão para todo o país ou de artistas consagrados. 

O ‘SóTocaTop’ estreia em 14 de julho, tem direção artística de Raoni Carneiro e apresentação de Luan Santana e Fernanda Souza. O programa será exibido antes, às sextas-feiras, no Multishow, em uma parceria entre a Globo e o canal.

Veja também:

Fernanda Souza vibra com gravação de programa ao lado de Luan Santana





1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here