
Você já ouviu falar da Chapada das Mesas? É um parque nacional localizado no estado do Maranhão, ponto de encontro entre três biomas: o misterioso Cerrado, a árida Caatinga e a vigorosa Floresta Amazônica. O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 22, viaja por esta região considerada uma das mais bonitas do cenário brasileiro. O repórter José Raimundo se joga mata adentro, chega ao topo da serra e mergulha nos poços naturais de águas cristalinas. “Fui surpreendido pela grandeza da Chapada das Mesas. Não apenas no tamanho, mas, especialmente, na grandeza da belíssima paisagem. O Maranhão pode se orgulhar de guardar em seu território esse rico patrimônio”, conta o repórter.
O parque é uma área de proteção ambiental que abrange cerca de 160 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão. O rio Tocantins é a grande referência desse paraíso. A região é rica em espécies animais e plantas, sem falar no alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais da Chapada das Mesas. É um misto de sertão, bosques de buritizais, quedas d’água, cânions e cerrado, explorados através de estradas de terra. O melhor meio de locomoção são os carros 4×4, que conseguem chegar aos locais mais bonitos da região, mas precisa também de disposição para caminhar.
Entre tanta beleza natural, destaque para os papagaios verde-amarelos e para as araras multi-coloridas. As surpreendentes cachoeiras têm águas puras, cristalinas e minerais. José caminha percorrendo o rio com água na altura da cintura para chegar na Cachoeira do Santuário, uma paisagem linda com queda d’água de 50 metros. A claridade entra, o sol avança causando um efeito de espelho na água. Verdadeiro espetáculo da natureza.
A equipe de reportagem entrevista brasileiros que ganham a vida neste lugar isolado. Eles vivem bem e são felizes neste paraíso quase desconhecido. Um deles é Gilberto, dono da fazenda que guarda a trilha para chegar no topo da serra. São 14km de caminhada até a Torre da Lua, onde se vê a chapada de cima.
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar às sextas-feiras, logo após a novela ‘Velho Chico’.






