A quarta temporada do ‘MasterChef Profissionais‘, vai ao ar na próxima terça-feira, 13 de setembro, e no primeiro episódio os 12 chefs são colocados de cara em um desafio eliminatório. Sendo assim, antes de entrarem na tão sonhada cozinha, eles se arrumam no vestiário, onde o público tem a oportunidade de conhecer mais sobre cada um.
Dessa forma, após serem recebidos calorosamente pelos jurados do programa, os competidores serão divididos em duas equipes. No entanto, cada grupo irá enfrentar uma prova diferente valendo a permanência na competição. Os seis primeiros participantes são surpreendidos por um varal cheio de línguas de boi que desce do teto. Mesmo sendo profissionais experientes, alguns se assustam com o fato de terem de transformar a proteína em um verdadeiro prato MasterChef. Ao final do cronômetro, aquele que fizer a pior receita será eliminado e os outros dois que tiverem um desempenho ruim aguardam no vestiário pela prova final.
+ Lays conquista o título de MasterChef Brasil 2022
Em seguida, a outra metade dos cozinheiros enfrenta a emblemática Caixa Misteriosa. Ao levantarem os compartimentos, eles se deparam com partes de peixe que normalmente são descartadas, como cauda, nadadeiras, espinhas e cabeça. Cada competidor deverá elaborar um prato de alta gastronomia com esses itens. Quem não conseguir atingir o objetivo deixa o programa, enquanto os outros dois que não agradarem o paladar dos jurados aguardam no vestiário.
Mais sobre a estreia do MasterChef Profissionais
Sendo assim, no desafio derradeiro, os quatro competidores que estiverem na berlinda encaram uma prova de serviço sob o comando de Helena Rizzo, chef brasileira número 1 do mundo. O quarteto deverá trabalhar em equipe, como se estivesse em um restaurante de verdade, e servir 30 dos maiores influenciadores digitais da área gastronômica, que estão acostumados a comer nos melhores lugares do país.
+ Henrique Fogaça é afastado do ‘MasterChef Brasil’ devido à doença
Além disso, Helena cria dois menus com entrada, prato principal e sobremesa. São receitas complexas e cheias de processos, representando sua história dentro da culinária. O primeiro é um ceviche de caju, uma moqueca de camarão e uma releitura do tradicional Manezinho Araújo, também conhecido como Chico Balanceado, um doce que leva banana e caramelo. No segundo cardápio, a jurada relembra sua passagem pela Espanha com um gaspacho de jabuticaba, um peixe com terrine de mandioquinha e vinagrete de alho e alecrim e a sobremesa mais emblemática já criada por ela: “O Ovo”.
Por fim, a pressão do cronômetro e o peso de ir embora para casa desestabilizam totalmente as etapas do serviço. Helena assume a cozinha e tenta colocar ordem na bagunça enquanto os participantes fazem de tudo para se destacar e continuar no jogo. Após muita confusão, que faz até com que alguns concorrentes que já estão no mezanino tenham de colocar a mão na massa para entregar os pratos no tempo certo, os jurados definem quem teve o pior desempenho individual, dando nome ao terceiro eliminado da estreia.