
Um novo canal esportivo está perto de ser lançado na televisão brasileira. O Grupo Kalunga trabalha para colocar de pé uma nova emissora especializada em esportes. O X-Sports, nome do novo canal, pretende exibir programas esportivos e transmissões ao vivo.
No entanto, de acordo com o site ‘F5’, os proprietários do novo canal estão com dificuldades em tirar a ideia do papel. O mais desafio, de acordo com a publicação, é que a emissora ainda não conseguiu adquirir os direitos de transmissão de nenhum campeonato.
A Kalunga teria esbarrado na falta de boas opções disponíveis no mercado e também no alto custo destas transmissões. A emissora, portanto, busca alternativas, como jogos de times de divisão menor do Campeonato Brasileiro.
+ Ratinho faz homenagem ao neto e se declara em data especial: ‘Vovô te ama muito’
Multiplataforma
A ideia do Grupo Kalunga seria colocar o X-Sports no ar ainda no primeiro semestre de 2025. O site da emissora, inclusive, já existe e está no ar desde o final do ano passado. No site, aparece o anúncio “Vem aí um novo canal de esportes”.
A página também revela que o X-Sports será multiplataforma, disponível na TV aberta, Pay TV, banda KU, streaming e redes sociais. No sinal aberto, a emissora deve ocupar o canal 32 da Grande São Paulo. Trata-se da frequência da extinta MTV Brasil, do Grupo Abril, que saiu do ar em 2013 e deu espaço à Ideal TV.
O Grupo Kalunga comprou o sinal em 2014 e, desde então, vem tentando emplacar uma nova emissora de TV. Em 2020, foi lançada a Loading, canal jovem voltado ao público geek, mas a emissora ficou apenas seis meses no ar. Atualmente, a frequência exibe programas da Igreja Mundial do Poder de Deus.
+ Cantora passa mal e deixa o palco em ambulância durante show em São Paulo
Não rolou
O X-Sports não é o primeiro canal esportivo pensado para a TV aberta brasileira. Em 2023, o Grupo Bandeirantes de Comunicação anunciou que o Canal 21, emissora do grupo, se tornaria um canal esportivo.
O novo canal, inclusive, chegou a ser anunciado na TV Band, e teve sua programação divulgada. A estreia estava marcada para 4 de setembro. Porém, pouco antes do lançamento, o canal voltou atrás e desistiu da ideia.