MSN

- Publicidade -

Revoltados, fãs de novelas mexicanas reclamam do SBT para a Televisa

Eles estariam revoltados com o "descaso" demonstrado pela emissora

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.
As Filhas da Senhora Garcia - Foto: Divulgação/SBT
As Filhas da Senhora Garcia – Foto: Divulgação/SBT

O SBT lança nesta segunda-feira (7) a novela mexicana As Filhas da Senhora Garcia, que vai ocupar a faixa das 21h. Assim, os folhetins da Televisa voltam a ocupar o horário nobre da emissora após um longo hiato.

- Continua após o anúncio -

Porém, a novidade não foi o suficiente para aquietar o coração dos fãs de novelas mexicanas. De acordo com o site ‘F5’, os espectadores dos dramalhões estão revoltados por conta do “descaso” que o canal da família Abravanel vem demonstrando quanto aos folhetins.

Por isso, de acordo com a publicação, os fãs das novelas estão mandando mensagens para a Televisa, por meio das redes sociais e emails da empresa mexicana. Nas mensagens, eles estariam reclamando da maneira com que o SBT vem tratando as produções do México.

+ Astro da TV: Ator famoso morre após perder a luta contra o câncer

- Continua após o anúncio -

Revolta

Não é de hoje que os fãs de novelas mexicanas estão insatisfeitos com o SBT. Durante muitos anos, as tramas do México ocupavam o fim de tarde do canal na faixa Novelas da Tarde, que registrava audiência satisfatória.

Porém, no ano passado, houve uma grande mudança na grade de programação e as novelas mexicanas foram encaixadas no início da tarde, o que demonstrou perda de prestígio. A medida foi tomada para lançar o Tá na Hora, que derrubou os índices dos finais de tarde do SBT.

- Continua após o anúncio -

Recentemente, o SBT anunciou o retorno das novelas mexicanas à faixa das 17h30 e lançou Eternamente Apaixonados. Porém, os resultados ficaram abaixo do esperado e o SBT tirou a trama do ar depois de apenas uma semana, atitude que deixou os fãs revoltados.

+ Cesariana de emergência: Nasce Mel, filha de Neymar e Bruna Biancardi

“Casa” das novelas mexicanas

Boa parte da audiência do SBT foi construída por meio das novelas mexicanas. Desde a exibição de Os Ricos Também Choram, em 1982, a emissora conquistou o público com as histórias de mocinhas sofredoras e vilões terríveis.

De lá para cá, o canal emplacou grandes sucessos, como Chispita (1984), Maria do Bairro (1997), A Usurpadora (1999) e Esmeralda (2000), entre muitas outras. Além do horário nobre, os folhetins também ocupavam espaços importantes na faixa vespertina.

Em meados da década de 2000, as novelas mexicanas perderam força na audiência e foram removidas do horário nobre do SBT. Mas, na década de 2010, elas voltaram a ganhar espaço, desta vez nos finais de tarde, com bons resultados.

Em 2022, o SBT chegou a lançar a nova versão de A Usurpadora na faixa das 21h30, com a intenção de voltar a exibir novelas mexicanas na faixa nobre. Mas, com o fraco desempenho da produção, o canal desistiu do plano, retomando-o agora com As Filhas da Senhora Garcia.

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.
Prêmio Área VIP 2025

Últimas