Ana Maria Braga (Globo/João Cotta)
Ana Maria Braga (Globo/João Cotta)

O que é preciso para ser um superchef? Se depender de empenho e bom humor, a disputa do ‘Super Chef Celebridades’, reality culinário do ‘Mais Você’, será acirrada.

Além do título, os aspirantes a chef competem pelo prêmio de R$ 50 mil. Os oito talentos confirmados para participar do quadro, que estreia na próxima segunda, dia 20 de agosto, são Carla Diaz, Daiane dos Santos, Françoise Forton, Maria Joana, Rafael Cortez, Rafael Zulu, Rainer Cadete e Raul Gazolla.

Um dos precursores em competições de culinária na televisão, o ‘Mais Você’ sempre teve a culinária como um dos carros-chefes, e os realities chegaram para mostrar isso de outra forma. O quadro ‘Super Chef’ estreou em setembro de 2008. Em 2012, se transformou com uma versão especial, o ‘Super Chef Celebridades’, com participantes personalidades do meio artístico, que chega agora à sua sétima edição. Na nova temporada, ao longo de todo o jogo, os participantes passarão por workshops — serão 17 ao todo, ministrados por 17 chefs renomados —, e participarão de provas que vão testar os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Em todas elas, os concorrentes serão avaliados por um júri encabeçado pelo Chef francês Roland Villard, que ficará fixo durante toda a competição. A cada prova, vão se revezando outros chefs e artistas convidados para avaliar os pratos entregues pelos competidores. Em jogo, está a desejada imunidade. Aqueles que não conseguem, passam para uma outra etapa: a famosa – e temida – “Panela de Pressão”. Nela, os participantes com a menor pontuação disputam a preferência do público, que decide quem deve deixar a competição através do Gshow.

Em ritmo de aquecimento para a competição, o time de participantes se reuniu na manhã desta terça-feira, dia 14, para um encontro com a imprensa na Casa de Vidro do ‘Mais Você’, nos Estúdios Globo. No local, Ana Maria Braga deu as boas-vindas a todos os presentes e abriu o papo com uma mensagem para o elenco: “ Uma das coisas que mais me entusiasma ao longo dos anos, no ‘Super Chef Celebridades’, é que eu fico na maior expectativa para saber como os participantes vão lidar com os desafios. O bonito é ver o desenvolvimento de cada um, desde o primeiro até o último dia de prova. Cozinhar é um ato de amor e de doação pelo outro. Não é necessariamente sobre gostar de cozinhar, mas também gostar de agradar ao outro”, diz a apresentadora.

Elenco do SuperChef com Ana Maria Braga (Globo/João Cotta)
Elenco do SuperChef com Ana Maria Braga (Globo/João Cotta)

Os oito integrantes do ‘Super Chef Celebridades’ estão animados com o programa. Eles admitem que as aulas serão bem-vindas, já que muitos deles não têm tanta intimidade com as panelas. Para Maria Joana, participar do quadro lhe dará a oportunidade de aprender mais. “Sei me virar, preparar o básico. Minha família é árabe e italiana, todos comem muito bem. Acho linda a arte da culinária e, principalmente, amo comer. Com a participação no programa, por mais que eu não saia uma expert, vou levar muito do aprendizado para a vida. Já está sendo muito divertido e espero que todos gostem dessa turma e dos pratos que a gente vai fazer”, conta.

A atriz Carla Diaz também é do time que não fica com fome. “Sei me virar com o básico. Ovo, por exemplo, sei fazer de todas as formas”, brinca. Para ela, participar do quadro será um grande aprendizado. “Adoro tudo relacionado à culinária e também amo um desafio, e esse vai me permitir sair da minha zona de conforto”, confessa. A artista ainda revelou outro objetivo que deseja alcançar a partir dos conhecimentos adquiridos na atração: “minha expectativa é poder cozinhar para a minha mãe. Esta semana, por exemplo, ela ficou doente e estou cozinhando para ela”.

Daiane dos Santos entende um pouquinho de culinária e conta que tudo o que sabe, aprendeu com a mãe, que é cozinheira, e também com a avó. “Mas da minha casa eu sou a que menos cozinho. Me viro, mas não sou – ainda – uma superchef”, diz. Sua especialidade, como boa gaúcha, são as carnes. O que não prepara de jeito nenhum: feijão. “Morro de medo da panela de pressão”, confidencia. A ex-atleta, competitiva por natureza, também deu risadas ao pensar neste aspecto de sua personalidade dentro do reality: “Prometi que vou tentar não ser competitiva, mas isso é uma coisa nata do atleta. Acho que o grupo está muito bacana e este convívio está sendo muito bom”, destaca.

Criada em uma casa onde os pratos franceses dominavam, por causa de seus pais, Françoise Forton conta que aprendeu muito com a mãe. “Ela me ensinou, sobretudo, a preparar carnes e saladas. Tudo com muito queijo, como gostam os franceses”, diz. Atualmente, a atriz prioriza a alimentação mais saudável, sem frituras, pouco glúten ou lactose. Seu grande prazer na gastronomia, ela revela, é preparar as ceias de Natal. “Hoje em dia eu vou para a cozinha apenas na época de Natal. Amo preparar uma grande ceia para toda a família. Minhas rabanadas são um sucesso. Faço dezenas e distribuo entre os parentes e o pessoal do prédio. A receita do peru que preparo aprendi com a Ana Maria Braga e todo mundo adora”, contou.

Os amigos Rafael Cortez e Rafael Zulu brincam que Rainer Cadete tem vantagem em relação aos demais. “Ele já é o nosso favorito”, rindo. Encabulado, Rainer agradece. “Não tem lugar melhor para receber elogios do que na cozinha. A gente coloca o nosso tempo e a nossa energia na comida, acho que é um ato de amor. Depois do convite para o ‘Super Chef Celebridades’, comecei a fazer umas coisas em casa. Já fiz o clássico “macarrão sabor pizza” para as crianças”, fala Rainer, que aprendeu a cozinhar na Itália, onde viveu por dois anos. Segundo ele, sua especialidade são mesmo as massas.

Enquanto a brincadeira entre os participantes rola, os “Rafaeis” — Cortez e Zulu — confessaram que têm menos experiência com a gastronomia. “Pode ser que eu seja o grande vencedor, pode ser que eu esteja escondendo um trunfo, blefando. Até agora vendi o peixe de que sou uma pessoa muito pouco experiente”, diz Cortez, sempre bem-humorado. “Estou muito contente por estar aqui, acho que vai ser um barato. Preparo comida de solteiro: macarrão e omelete”, completa. Já Zulu diz que sempre achou a cozinha o lugar mais legal da casa, mas que o local sempre foi território de sua mãe. “Tenho uma memória afetiva muito forte com a cozinha, mas nunca precisei me aventurar muito por ali. Acho que depois do programa vou poder receber minha família em casa e preparar um jantar para eles”, planeja o ator.

De zero a 10, Raul Gazolla se dá nota três na cozinha. “Com louvor”, exalta, entre risos. Segundo ele, sua especialidade é o peito de frango. “As pessoas dizem que peito de frango não tem graça, mas eu faço um que fica muito macio. E sou especialista também em saladas. Gosto da cozinha e sei fazer o básico, mas nunca fiz um curso. Estou aqui para me aperfeiçoar. E tenho certeza de que, aqui, ninguém perde, porque mesmo quem não ganhar, está aprendendo”, afirma.

A sétima edição do reality culinário ‘Super Chef Celebridades’ tem direção de Luiz Castilho. O ‘Mais Você’ tem direção geral de Vivi De Marco e Frederico A. de Oliveira. O programa vai ao ar de segunda a sexta, após o ‘Bom Dia Brasil’.

Veja também:

Ana Maria Braga fala sobre pepino e cai na gargalhada no ‘Mais Você’ – Entenda!



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here