Ta no Ar – Marcius Melhem, Mauricio Farias e Marcelo Adnet ( Globo/Raquel Cunha)

Em time que está ganhando, não se mexe. A máxima futebolística  traduz bem a quarta temporada  do ‘Tá no Ar: A TV na TV’, com estreia prevista para o dia 24. Em campo, 11 craques do humor, capitaneados por Marcius Melhem e Marcelo Adnet, e treinados pelo diretor Maurício Farias, que prometem muitas gargalhadas, com altas doses de irreverência e transgressão.  Além dos quadros fixos  – ‘Balada Vip’, ‘Jardim Urgente’, ‘Militante Revoltado’, ‘Te Prendi na TV’ –, a atração trará novidades.  A primeira é na abertura, que ganha outra cara e a interpretação de Lulu Santos para a música ‘Televisão’. Haverá também a enquete ‘Quem é a celebridade misteriosa?’, que movimentará toda a temporada,  o reality show da família Karlakhian, e uma sessão de cinema, entre outras.   “Brincamos com o universo da televisão, que está em constante transformação. São programas novos, novas figuras, então, o ‘Tá no Ar’ vai surfando nesta onda. E sempre há formatos ou gêneros que não exploramos ainda”, explica Marcius Melhem.  “E nós estamos sempre atentos a essas modificações”, complementa Maurício Farias. “O ‘Tá no Ar’ não fala da TV por si só, mas da forma como assistimos à TV, sob o olhar do telespectador. O programa tem zapeadas que simulam o olhar ansioso do público, querendo buscar algo que o prenda, que se conecte com ele.  O programa fala do envolvimento do público com a TV, que no Brasil é fortíssimo, tem muita paixão, é quase torcida de futebol”, completa Adnet.

O elenco é o mesmo desde a primeira temporada. “Ninguém entra e ninguém sai”, brincam Marcius e Adnet. Cada episódio tem de 30 a 40 cenas diferentes, os atores se revezam, e o sol brilha para todos. “Montamos este elenco e somos bem felizes: somos 11 atores, um time completo. Temos muitas cenas e, pelo fato de sermos 11, nós conseguimos nos dividir e, numa hora, somos coadjuvantes e, na outra, protagonistas”, explicam  Marcius e Adnet, que  acumulam as funções de atores e redatores finais da atração. Aficionados pela matéria-prima do programa – viciados em TV, como dizem –, Marcius, Adnet e o diretor Maurício Farias são telespectadores de longa data de todo tipo de programação. Por conta disso, o trio desenvolveu um olhar crítico, observando o que é possível abordar no programa. Junto aos outros sete redatores, criaram um grupo e se falam por mensagens constantemente enquanto assistem à TV. “Trocamos muitas informações e ideias e alertamos sobre algo imperdível que esteja no ar, que seja passível de virar esquete”, conta Marcius.  “Se o que estou vendo me captura,  perco o senso crítico e embarco no conteúdo. Outras vezes fico de fora e termino achando graça. Há muita coisa na TV que não pretende fazer rir, mas que é muito engraçada dependendo da maneira como você a observa”, avalia Farias. Diferentemente de uma redação de jornal, não há setoristas, mas um grupo diverso, que se complementa. “Temos uma redação bastante heterogênea, composta por pessoas bem diferentes, com bagagens distintas. Nós conseguimos enxergar quem tem aptidões especiais para determinados segmentos,  mas, de modo geral, não há regra, todo mundo faz tudo e, quando alguém não concorda, todos param para ouvir. Somos diferentes, mas trabalhamos em prol de fechar as questões”, pondera Adnet. E engana-se quem pensa que todos os esquetes saem definitivos da redação. Considerações e contribuições do elenco, direção e produção são sempre bem-vindas. Depois de escritos os esquetes, é feita  uma leitura e, nesta leitura, surgem novas ideias. A produção também levanta elementos que podem mudar a maneira de fazê-los. “O processo é vivo, às vezes, na gravação,  temos uma outra ideia e muda mais alguma coisa”, resume o trio.

Um dos diferenciais de ‘Tá no Ar’ são as participações especiais. Nesta temporada, veremos  Angélica, Regina Duarte, Claudia Raia, Lulu Santos,  Sandy, Rodrigo Lombardi e outros em situações inimagináveis. “É mais ou menos assim: Imagina que loucura seria se… aí imaginamos uma loucura qualquer. Na primeira temporada era bem mais complicado ter a presença do elenco da emissora, os atores não conheciam o programa, mas agora já virou um play ground dos artistas”, brinca Marcius.  “Muitos artistas nos pedem para gravar ou participar novamente e nós levamos em consideração. Se a pessoa nos procura, está a fim, isso conta. Vamos bolar algo para encaixar tal participação. Esta disposição e esta alegria em fazer é muito importante, nos ajuda. E nos deixa muito felizes”, endossa Adnet.  E quanto aos convidados de outras emissoras? “É uma liberdade que temos. Como o programa fala da TV em geral, é legal termos gente de fora”, diz Marcius.  “E nós adoramos convidar artistas que admiramos”, finaliza Farias.

‘Tá no Ar: a TV na TV’ é estrelado por Marcius Melhem, Marcelo Adnet e o  elenco: Danton Mello, Luana Martau, Carol Portes, Georgiana Goes, Marcio Vito, Maurício Rizzo, Renata Gaspar, Veronica Debom e Welder Rodrigues. É escrito por Alexandre Pimenta, Angélica Lopes, Daniela Ocampo, Leonardo Lanna, Marcelo Adnet, Marcius Melhem, Maurício Rizzo, Thiago Gadelha e Wagner Pinto e com redação final de Marcelo Adnet e Marcius Melhem. A direção artística é de Maurício Farias, com direção de Felipe Jofilly, Vicente Barcellos e João Gomez. A quarta temporada do programa, com estreia prevista para o dia 24, após o ‘BBB 17’. Vai ao ar às terças-feiras.






1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here