
Na manhã de 12 de junho de 2026, o Nubank enviou por e-mail e aplicativo um comunicado afirmando que havia sido decretada sua falência e liquidação extrajudicial pelo Banco Central, orientando clientes a acionar o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para ressarcimento de até R$ 250 mil por CPF.
O anúncio gerou pânico, corridas para saque e intensa repercussão nas redes sociais, já que a mensagem parecia legítima e vinha dos canais oficiais do banco.
+ Blindagem de Flávio Bolsonaro por Nunes preocupa o PT
Poucas horas depois, o Banco Central e o próprio Nubank negaram a informação, garantindo que não houve intervenção e que a saúde financeira da instituição permanecia intacta. O Nubank classificou o caso como “erro operacional pontual” e pediu desculpas. Informações do G1.
O banco reforçou que não houve ataque cibernético, invasão ou instabilidade financeira. As operações de saques, Pix e pagamentos seguiram funcionando normalmente. Especialistas sugerem que o erro pode ter sido causado pelo disparo acidental, em ambiente de produção, de um texto usado apenas em simulações internas de contingência. Esse tipo de teste é comum em grandes bancos, mas não deveria ter chegado aos clientes reais.
“Foi identificado que um desenvolvedor acionou por engano um fluxo de comunicação relacionado à liquidação de instituições financeiras. Na ausência de uma instituição real vinculada a esse fluxo, o nome da companhia apareceu como preenchimento padrão”, declara nota da instituição.
+ Zema desce a lenha em Flávio Bolsonaro: “Bandido”
Em uma postagem na web, a cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, chamou o caso de “bizarro”. Junqueira disse que a mensagem foi exposta por um erro operacional interno. De acordo com ela, um colaborador lançou um “pull request” (PR), que acabou acionando por acidente um protocolo de emergência do banco.
“Cara, bizarro mesmo, mas foi isso mesmo, um erro operacional. Uma pessoa que submeteu um PR que acabou acidentalmente ativando o protocolo que existe quando algo assim acontece. As mensagens foram para uma parcela muito pequena de clientes, mas é claro que causa uns transtornos”, disse a beldade.
“Pedimos sinceras desculpas a todos que receberam a informação incorreta. Enfim, mais um aprendizado e já atuamos para que não aconteça de novo”, concluiu. O problema atingiu cerca de 20 mil pessoas que receberam as mensagens.
BOLSONARO TEM GRAVE PIORA E PRECISA SER INTERNADO ÀS PRESSAS
Infelizmente, o presidente Jair Messias Bolsonaro, do PL RJ (Partido Liberal pelo Estado do Rio de Janeiro) teve uma grave piora neste sábado, 13 de junho, e precisa ser internado às pressas… LEIA MAIS!






