O cantor Chico Buarque conseguiu ganhar na justiça um processo movido contra o atual Governador do Rio de Grande do Sul, Eduardo Leite. Isso porque, o artista havia processado o politico por uso indevido de sua imagem, e acabou processando-o por danos morais.
Dessa forma, Eduardo Leite (PSDB) foi condenado a pagar R$ 40 mil ao cantor e compositor Chico Buarque, por danos morais, em decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. No entanto, todo esse embolo ocorreu após uma peça publicitária veiculada no último dia 07 de setembro de 2021, em celebração à Independência do Brasil.
+Leo Dias detona Caetano Veloso, Chico Buarque e outros cantores de MPB
À época, Eduardo Leite usou o nome e a imagem de Chico Buarque para defender que o país “precisa voltar para o centro” e deixar de lado “essa guerra aí de um lado contra o outro”. Em suma, tal, campanha não foi vista com bons olhos pelo cantor, que decidiu entrar com uma ação contra o politico.
Mais sobre a matéria de Chico Buarque
“Não precisamos pensar todos iguais para sermos todos o mesmo Brasil. Basta aceitar, respeitar, conversar com as nossas diferenças. Basta ver no Chico Buarque e no Sérgio Reis duas belezas musicais e não só duas escolhas políticas. Mas, basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros”, afirmava Eduardo Leite, no vídeo, excluído da internet.
+Aos 77 anos, Chico Buarque é internado no Rio e passará por cirurgia delicada
Sendo assim, o cantor conseguiu vencer na justiça e sua defesa desabafou em entrevista ao jornal O Globo. “Quando se usa a obra de alguém, mesmo que autorizada, para um fim que o autor não concorde, isso é uma ofensa ao criador”, ressalta o advogado João Tancredo.
“Chico não autoriza o uso de sua obra e de sua imagem para atividades comerciais. E aquilo ali (o vídeo publicado por Eduardo Leite) é uma publicidade, com finalidade eleitoral e que não tem alinhamento nenhum com o pensamento do Chico. Eduardo Leite quis passar a impressão de que o Chico autoriza e concorda com a ideia daquele vídeo. E isso é completamente equivocado, algo grave”, pontuou. O Governador pagará R$ 40 mil em indenização ao cantor.