Portal MSN

Escola de samba escreve carta aberta em defesa de Neguinho da Beija-Flor

Postagem está ganhando destaque na web

-

-

Letícia Paes
Letícia Paes
Redatora web especializada em fofocas dos famosos, notícias das celebridades, influencers e personalidades brasileiras famosas em geral.
Neguinho da beija Flor (Foto: Reprodução Instagram)
Neguinho da beija Flor (Foto: Reprodução Instagram)

A escola de samba Beija-Flor escreveu uma carta aberta em defesa do Neguinho da Beija-Flor após o sambista ser alvo de declarações, consideradas racistas, por parte da participante do programa da Jovem Pan ‘Morning Show’, Zoe Martinez.

- Continua após o anúncio -

Confira abaixo a carta escrita pela Beija-Flor na íntegra.

“Em defesa de Neguinho da Beija-Flor e contra o racismo:

Neguinho da Beija-Flor completa 73 anos nesta quarta-feira, com cinco décadas dedicadas ao Carnaval do Rio de Janeiro por meio da própria voz. Um ícone da maior festa popular do Brasil (e uma das mais relevantes do mundo), Neguinho não escapa do racismo. Nem aos 73. Nem no dia do próprio aniversário. Por isso, a Beija-Flor de Nilópolis vem a público repudiar as recentes menções ao artista em redes sociais e programa de rádio

- Continua após o anúncio -

+ Zoe Martinez dá declaração ‘racista’ sobre Neguinho da Beija-Flor: ”Na escuridão só vê a gengiva”

Enquanto uma fala racista Nelson Piquet em relação a Louis Hamilton passou a circular na internet na última terça, usuários utilizaram erroneamente o nome de Neguinho da Beija-Flor para tentar amenizar a declaração do ex-piloto brasileiro (ele chamou o automobilista britânico de “neguinho” no ano passado e, agora, se desculpou).

- Continua após o anúncio -

O mesmo foi feito na terça pela apresentadora Zoe Martínez, do “The Morning Show”, da Rádio Jovem Pan. Elevando o grau do equívoco cometido por internautas, a profissional disse ao vivo: “Então, o Neguinho da Beija-Flor também é, né? Racista. E olha que ele é negro, negro, assim… que na escuridão a gente só vê a gengiva”.

Aliás, Neguinho da Beija-Flor, antes de adotar o nome da agremiação, era chamado de Neguinho da Vala. Era nos buracos da favela, com esgoto corrente que ele, ainda criança, caçava rãs, muçuns e cascudos — daí o reconhecimento entre aqueles com quem convivia. Como Neguinho, muitas outras crianças pretas e pobres ainda se divertem da mesma maneira. Em Nilópolis, elas ao menos crescem ao som da voz do cantor e incentivadas pelo exemplo dele. Não é assim no restante do Brasil.

+ Neguinho da Beija-Flor lamenta trágica morte de neto: “A dor é enorme”

O nome de Neguinho da Beija-Flor tem motivos de sobra para ser lembrado. Mas nunca em defesa de comportamentos racistas, inaceitáveis e indefensáveis. Ainda mais em grandes veículos de comunicação, a partir de comunicadores que, em tese, deveriam agir com responsabilidade e respeito. Os internautas em questão e Zoe Martínez precisam rever suas atitudes e, no mínimo, se desculparem com Neguinho da Beija-Flor”. 

https://www.instagram.com/p/Cfbg49GOKOr/

+ Neguinho da Beija-Flor sai do hospital e comemora melhora da sua saúde

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Letícia Paes
Letícia Paes
Redatora web especializada em fofocas dos famosos, notícias das celebridades, influencers e personalidades brasileiras famosas em geral.