José Mayer (Globo/Renato Rocha Miranda)
José Mayer (Globo/Renato Rocha Miranda)

Envolvido em meio a um escândalo, que tomou proporções maiores nos últimos dias, o ator José Mayer se manifestou através de uma carta aberta divulgada ao portal da revista Veja, se redimindo publicamente após ter sido acusado de assédio, pela figurinista Su Tonani, nos bastidores da novela “A Lei do Amor”.

Na carta, o ator veterano admitiu o erro e pediu desculpas a figurante e as todas as mulheres pelo seu comportamento machista.

Confira a carta:

Carta aberta aos meus colegas e a todos, mas principalmente aos que agem e pensam como eu agi e pensava:

Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora.

Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço.

Tenho amigas, tenho mulher e filha, e asseguro que de forma alguma tenho a intenção de tratar qualquer mulher com desrespeito; não me sinto superior a ninguém, nao sou.

Tristemente, sou sim fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas. Não podem. Não são.

Aprendi nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender. O mundo mudou. E isso é bom. Eu preciso e quero mudar junto com ele.

Este é o meu exercício. Este é o meu compromisso. Isso é o que eu aprendi.
A única coisa que posso pedir a Susllen, às minhas colegas e a toda a sociedade é o entendimento deste meu movimento de mudança.

Espero que este meu reconhecimento público sirva para alertar a tantas pessoas da mesma geração que eu, aos que pensavam da mesma forma que eu, aos que agiam da mesma forma que eu, que os leve a refletir e os incentive também a mudar.

Eu estou vivendo a dolorosa necessidade desta mudança. Dolorosa, mas necessária.

O que posso assegurar é que o José Mayer, homem, ator, pai, filho, marido, colega que surge hoje é, sem dúvida, muito melhor.

José Mayer“.

Na manhã desta terça-feira (4), atrizes, figurinistas e outras funcionárias da TV Globo se reuniram na emissora, nos Estúdios Globo, em Jacarepaguá, num ato de apoio à figurinista Su Tonani. A manifestação começou às 10h, simultaneamente ao uso das hashtags “mexeu com uma, mexeu com todas” e “Chega de assédio”, promovida pela fotógrafa baiana Catarina Rangel nas redes sociais.

Várias artistas vestiram a camisa da campanha, entre elas , Drica Moraes, Sophie Charlote, Alice Wegmann, Tainá Müller, Camila Pitanga, Taís Araújo, Grazi Massafera, Bruna Marquezine, Fernanda Lima, Angélica, Camila Queiroz, entre outras.

Vale lembrar que, após as acusações de assédio sexual contra uma figurinista virem à tona, a Globo achou por bem dar um descanso à imagem de José Mayer. O galã, inicialmente reservado por Aguinaldo Silva para “O Sétimo Guardião”, novela prevista para o ano que vem, ficará de fora da trama.

Colaborou: Paulo Freitas



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here