
Morreu nesta terça-feira (11), João Chagas Leite, uma das grandes referências da música nativista gaúcha. Segundo divulgado pela família e companheiros de banda, o artista estava internado para tratamento de um câncer colo retal em um hospital em Erechim, interior do Rio Grande do Sul.
Conhecido por canções como ‘Desassossegos’, ‘Ave Sonora e Penas’, ‘Pampa e Querência’, João Chagas estava há dois anos afastado da carreira devido às sequelas da doença. Antes de morrer, o músico fez uma série de apresentações quando anunciou a volta aos palcos em maio deste ano após passar por uma cirurgia.
Morre James Watson, um dos descobridores do DNA, aos 97 anos
“Subir num palco, levar aquela música esperada pelas pessoas que rezaram muito, vibraram muito comigo, é emocionante”, disse à época. Ele chegou a fazer um primeiro show em Santa Catarina, mas precisou mais uma vez ser internado após piora no quadro de saúde.
No perfil do músico no Instagram, a família lamentou a morte. ‘“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de João Chagas Leite, ocorrido nesta data, 11 de novembro de 2025. Que Deus conforte o coração de todos”, escreveu a família em comunicado divulgado..
Ao longo das mais de cinco décadas dedicadas à música, ele foi autor de mais de 300 composições. João Chagas era considerado um dos grandes símbolos do movimento nativista, que surgiu na década de 1970 com o objetivo de valorizar a música regional do Rio Grande do Sul.
O músico também foi símbolo de superação. Apesar de ter nascido com uma deficiência física na mão esquerda, ele aprendeu a tocar o violão de forma invertida nos primeiros anos da carreira.
Lutador brasileiro morre em prisão nos Estados Unidos
O velório de João Carlos Leite foi realizado na tarde desta terça-feira (11/11) e o sepultamento está marcado para as 9h de quarta-feira (12/11), no Cemitério Pio XII, no norte gaúcho. A prefeitura de Uruguaiana, cidade natal do músico, decretou luto oficial de três dias no município em razão do falecimento do cantor.
Confira o post:






