O Ação deste sábado, dia 30, vai mostrar como o esporte e a música podem modificar a vida de pessoas com necessidades especiais. Serginho Groisman vai contar com a presença da presidente de honra da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Paulo, Jô Clemente, e do presidente da Apae de São Paulo, Fábio Bechara, para falar sobre os projetos da instituição.
Além disso, o programa vai apresentar dois projetos realizados fora de São Paulo. Em um dos projetos, garotos da Apae de Paulínia praticam o bicicross. Por meio de um esporte radical, eles conseguem melhorar a concentração e as habilidades físicas. O outro projeto, realizado na Apae de Brasília, leva a música para os portadores de deficiência. Eles aprendem a tocar instrumentos musicais e até formaram uma banda, o que fez com que melhorassem sua habilidade motora e a convivência em grupo.
O Ação também vai exibir uma matéria sobre o Programa Integrado de Qualificação (PIQ), dedicado a pessoas que tenham mais de 17 anos e que não concluíram os estudos. Mais de três mil jovens já passaram pelo projeto e realizaram cursos profissionalizantes. Muitos deles deixaram de ser alunos para assumir a função de professores, pois atuam como monitores dos cursos de novas turmas. O Ação vai ao ar às 07h30.






