
Em 2020, usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp foram pegos de surpresa com um vídeo mostrando uma suposta criatura em Ilhéus e Teixeira de Freitas, na Bahia. Ela surge caminhando pelo sul do estado, demonstrando detalhes muito parecidos com os de uma aranha ou algo do tipo. O boato rapidamente se espalhou, fazendo com que alguns moradores acreditassem ser verdade.
+ Noiva descobre que sogra é sua própria mãe durante casamento
Porém, como é de costuma em grupos e redes sociais, trata-se apenas de um vídeo fake, associado inclusive ao “fim dos tempos”. Relatos divulgados na época, disseram ter visto a criatura perambulando por Fortaleza e João Pessoa.
Confira:
O vídeo da criatura é real?
É possível ver erros comuns em edições de imagens, como a falta de sobras e movimentos desconexos. Em um dos registros, o “animal” aparece atravessando a rua enquanto carros aguardam pela sua passagem.
+ Homem que matou mulheres no Cefet-RJ foi afastado, mas voltou ao trabalho
Em 2020, por mais que a inteligência artificial ainda não estivesse em seu ápice, já era possível ver criações do estilo, feitas inclusive com outros softwares. Cinco anos tempos, vídeos do gênero ganharam ainda mais qualidade, sendo criados por aplicativos como Sora e Google VEO. Para identificar se um registro é verdadeiro ou não, é possível verificar detalhes como cor, saturação, movimentação, ângulo e circunstância em que a gravação foi feita.
Recentemente, vídeos mostrando cachorros lutando contra onças, vistos por câmeras de segurança, ganharam destaque. O truque aqui é usar o efeito “câmera de segurança” para disfarçar cores e imperfeições. Vídeo criados em IA tem em sua maioria cores mais vívidas que no mundo real, com movimentação “bugada” em muitos casos e detalhes desconexos, como objetos se movimentando do nada e afins.
Gato é preso nos EUA
Um gato foi preso nos EUA após vizinhos chamarem a polícia. O que mais chamou a atenção, foi que ao chegaram ao local, os policiais se depararam com…Saiba mais!






