
O brasileiro Ariel Lubliner, de 34 anos, servia como sargento no Exército de Israel. Ele morreu durante operação no Sul da Faixa de Gaza. A informação foi confirmada por Israel Katz, ministro da Defesa israelense.
O rapaz havia sido convocado após o ataque do Hamas, em 7 de outubro de 2023. O ministro lamentou a perda e destacou a dedicação de Ariel à frente do exército de Israel, desejando suas condolências aos familiares da sargento.
“Tem atuado desde então com dedicação para defender o Estado de Israel. Peço para abraçar sua família neste momento difícil, desejo uma recuperação total a todos os feridos e dou força aos nossos heroicos combatentes, no serviço regular, permanente e de reserva”, disse Katz em comunicado.
O brasileiro estava em combate na Faixa de Gaza. De acordo com a StandWithUs Brasil, entidade voltada aos estudos israelenses, a morte de Ariel ainda será investigada pelo Exército de Israel.
É com profunda tristeza que nos solidarizamos com a família e os amigos de Ariel Lubliner, brasileiro e ex-aluno da escola Peretz, que fez Aliá há dez anos. Após o massacre do Hamas em 7 de outubro de 2023, Ariel, de 34 anos, casado com Barbara e pai de Lior, de apenas nove… pic.twitter.com/sUOKYWMx6N
— StandWithUs Brasil (@StandwithusBr) August 30, 2025
Morte de Ariel Lubliner
Informações preliminares informaram que o brasileiro pode ter sido morto de maneira acidental através do disparo de um aliado, conforme noticiado pelo Times of Israel. Mas a causa ainda será investigada pelas autoridades.
+ Lula causa grave polêmica ao comparar ações de Israel na Faixa de Gaza e cita o Holocausto
A StandWithUS Brasil também lamentou a morte de Ariel Lubliner, destacando o trabalho feito pelos soldados desde o início da guerra. “Sua morte representa não apenas uma perda imensa para sua família, mas também para todo o povo de Israel, que hoje soma 900 soldados caídos desde o início da guerra no enclave palestino”, lamentou a entidade em nota publicada no X (antigo Twitter).






