Portal MSN

Comunicação comunitária é o tema do Boa Notícia

Da comunidade para a comunidade. É assim que funciona a comunicação comunitária, tema do próximo Boa Notícia, dia 1o. O […]

-

-

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

Da comunidade para a comunidade. É assim que funciona a comunicação comunitária, tema do próximo Boa Notícia, dia 1o. O programa vai mostrar iniciativas que têm como objetivo produzir informação relevante para populações de determinadas regiões, valorizando as produções locais. Para falar sobre o tema, o convidado é o radialista da Rede Viva Favela e coordenador da Rede Brasil de Comunicação Cidadã (RBC), Tião Santos. Com apresentação do ex-jogador de futebol Raí e do jornalista Gilberto Dimenstein, o programa vai ao ar no Canal Futura, às 22h.

- Continua após o anúncio -

Um dos projetos destacados pelo Boa Notícia é um sistema de 58 alto-falantes que funciona no Bairro da Paz, em Salvador. Trata-se da Rádio Avançar. Nas seis horas de programação diária estão assuntos como acontecimentos na comunidade, festas, notícias, dicas de saúde, cidadania e meio ambiente. Em matéria produzida pelos jovens da ONG Cipó, também de Salvador, o telespectador vai saber como é o trabalho dos voluntários que levam a iniciativa adiante.

Outro projeto foi registrado pelos jovens da Fundação Gol de Letra. Pensando na inexistência de uma publicação juvenil que dialogasse com os “jovens antenados”, o jornalista Paulo Pereira Lima, com o apoio de profissionais de mídia, educadores e sociólogos decidiu lançar, em março de 2003, o que ele chama de “projeto social impresso”, a Revista Viração. Os jovens que participam da elaboração da revista colaboram por seis meses e depois deixam o espaço para que outros tenham a oportunidade de viver esta experiência.

Reunindo rádio, TV, internet, mídia impressa e agência de publicidade, a Rede Jovem de Cidadania está espalhada por todas as regiões de Belo Horizonte. Os participantes aproveitam os veículos de comunicação para promover debates sobre as questões de seu dia-a-dia, apresentam produções artístico-culturais e dão visibilidade a diversos projetos nas áreas de cultura e cidadania ligados ao adolescente, tradicionalmente fora da pauta da mídia convencional. A matéria sobre a Rede exibida pelo Boa Notícia foi produzida por jovens da ONG Associação Imagem Comunitária.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!