A TV Globo realizou nesta sexta-feira, dia 27, na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá, o debate para o segundo turno com os candidatos à presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O jornalista William Bonner mediou o encontro que começou às 22h10, logo após a novela Páginas da Vida. O debate foi dividido em quatro blocos e teve duração de 1h50. A exibição do debate alcançou uma média prévia em São Paulo de 38 pontos, com 58% de participação de audiência.

Antes de iniciar, William Bonner explicou as regras aos convidados e aos telespectadores. Diferentemente dos outros encontros, 80 eleitores indecisos – selecionados pelo Ibope, em diversos estados – fizeram parte da platéia. Cada eleitor indeciso elaborou cinco perguntas e as escreveu em cartões previamente fornecidos pela produção e assinados pelo Ibope. Nenhuma das questões era específica ou dirigida a um dos dois candidatos. Auxiliado por uma equipe de produção, Bonner selecionou as mais representativas de cada tema, totalizando 12 perguntas a serem feitas durante os três primeiros blocos.

Depois de explicar as regras, Bonner anunciou a chegada ao estúdio dos dois candidatos, que entraram aplaudidos pelos convidados presentes. Nos três primeiros blocos, o debate transcorreu com a seguinte dinâmica: os eleitores indecisos fizeram suas perguntas em 20 segundos. O candidato sorteado respondia a questão em 1 minuto e 20 segundos. Em seguida, o outro candidato dispunha de 40 segundos para formular pergunta sobre o mesmo tema abordado pelo eleitor indeciso. O candidato já questionado teria 1 minuto e 20 para resposta, seguida de um minuto de réplica e um minuto de tréplica.

Geraldo Alckmin foi sorteado para dar início ao debate. Depois de apertar um dos quadrados na tela do computador que determinava o indeciso a fazer a pergunta, ele respondeu a uma eleitora do Pará sobre “educação”. Seguindo a regra, Lula deu continuidade ao tema, com resposta de Alckmin e, então, réplica e tréplica. Em seguida, o candidato do PT foi questionado por uma eleitora indecisa sobre a previdência. Logo depois, uma eleitora perguntou a Alckmin sobre saúde. A última pergunta de eleitores indecisos do primeiro bloco foi direcionada a Lula e tratava de saneamento básico.

Lula iniciou o segundo o bloco sorteando uma eleitora do Rio de Janeiro que o questionou sobre desemprego. O segundo eleitor sorteado neste bloco direcionou pergunta sobre meio ambiente para Alckmin. Na seqüência, Lula falou sobre segurança pública e o candidato do PSDB encerrou o bloco respondendo sobre transportes. Seguindo o mesmo formato, Geraldo Alckmin foi novamente sorteado pelo mediador para iniciar a rodada no terceiro bloco. O primeiro tema foi corrupção. Em seguida, Lula respondeu sobre impostos; Alckmin deu continuidade falando sobre habitação e, por fim, o candidato do PT tratou da legislação trabalhista.

No último bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si. Geraldo Alckmin foi sorteado para fazer indagar Lula, no prazo de 30 segundos. O candidato do PSDB enumerou a seu oponente os diversos temas tratados antes pelos eleitores indecisos, como saúde, saneamento, educação etc. Lula teve um minuto e meio para discorrer sobre o assunto. Em sua vez, Lula perguntou a Geraldo Alckmin sobre segurança pública. No encerramento, os dois candidatos fizeram suas considerações finais em um tempo de dois minutos.

Luís Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, nesta ordem, por sorteio, concederam entrevistas de cinco minutos para os mais de cem jornalistas presentes na Central Globo de Produção.



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here