Portal MSN

Debate entre candidatos à presidência rende 38 pontos para a Globo

A TV Globo realizou nesta sexta-feira, dia 27, na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá, o debate para o segundo […]

-

-

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

A TV Globo realizou nesta sexta-feira, dia 27, na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá, o debate para o segundo turno com os candidatos à presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O jornalista William Bonner mediou o encontro que começou às 22h10, logo após a novela Páginas da Vida. O debate foi dividido em quatro blocos e teve duração de 1h50. A exibição do debate alcançou uma média prévia em São Paulo de 38 pontos, com 58% de participação de audiência.

- Continua após o anúncio -

Antes de iniciar, William Bonner explicou as regras aos convidados e aos telespectadores. Diferentemente dos outros encontros, 80 eleitores indecisos – selecionados pelo Ibope, em diversos estados – fizeram parte da platéia. Cada eleitor indeciso elaborou cinco perguntas e as escreveu em cartões previamente fornecidos pela produção e assinados pelo Ibope. Nenhuma das questões era específica ou dirigida a um dos dois candidatos. Auxiliado por uma equipe de produção, Bonner selecionou as mais representativas de cada tema, totalizando 12 perguntas a serem feitas durante os três primeiros blocos.

Depois de explicar as regras, Bonner anunciou a chegada ao estúdio dos dois candidatos, que entraram aplaudidos pelos convidados presentes. Nos três primeiros blocos, o debate transcorreu com a seguinte dinâmica: os eleitores indecisos fizeram suas perguntas em 20 segundos. O candidato sorteado respondia a questão em 1 minuto e 20 segundos. Em seguida, o outro candidato dispunha de 40 segundos para formular pergunta sobre o mesmo tema abordado pelo eleitor indeciso. O candidato já questionado teria 1 minuto e 20 para resposta, seguida de um minuto de réplica e um minuto de tréplica.

Geraldo Alckmin foi sorteado para dar início ao debate. Depois de apertar um dos quadrados na tela do computador que determinava o indeciso a fazer a pergunta, ele respondeu a uma eleitora do Pará sobre “educação”. Seguindo a regra, Lula deu continuidade ao tema, com resposta de Alckmin e, então, réplica e tréplica. Em seguida, o candidato do PT foi questionado por uma eleitora indecisa sobre a previdência. Logo depois, uma eleitora perguntou a Alckmin sobre saúde. A última pergunta de eleitores indecisos do primeiro bloco foi direcionada a Lula e tratava de saneamento básico.

- Continua após o anúncio -

Lula iniciou o segundo o bloco sorteando uma eleitora do Rio de Janeiro que o questionou sobre desemprego. O segundo eleitor sorteado neste bloco direcionou pergunta sobre meio ambiente para Alckmin. Na seqüência, Lula falou sobre segurança pública e o candidato do PSDB encerrou o bloco respondendo sobre transportes. Seguindo o mesmo formato, Geraldo Alckmin foi novamente sorteado pelo mediador para iniciar a rodada no terceiro bloco. O primeiro tema foi corrupção. Em seguida, Lula respondeu sobre impostos; Alckmin deu continuidade falando sobre habitação e, por fim, o candidato do PT tratou da legislação trabalhista.

No último bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si. Geraldo Alckmin foi sorteado para fazer indagar Lula, no prazo de 30 segundos. O candidato do PSDB enumerou a seu oponente os diversos temas tratados antes pelos eleitores indecisos, como saúde, saneamento, educação etc. Lula teve um minuto e meio para discorrer sobre o assunto. Em sua vez, Lula perguntou a Geraldo Alckmin sobre segurança pública. No encerramento, os dois candidatos fizeram suas considerações finais em um tempo de dois minutos.

- Continua após o anúncio -

Luís Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, nesta ordem, por sorteio, concederam entrevistas de cinco minutos para os mais de cem jornalistas presentes na Central Globo de Produção.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!