Portal MSN

Globo Rural mostra investimento de fazendeiros gaúchos na produção de carne de cordeiro

A transformação nos métodos de criação dos ovinos do Rio Grande do Sul será o destaque do ‘Globo Rural’ deste […]

-

-

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

A transformação nos métodos de criação dos ovinos do Rio Grande do Sul será o destaque do ‘Globo Rural’ deste domingo, dia 31. O programa exibirá uma matéria abordando uma solução que os criadores estão adotando para enfrentar as dificuldades de uma tradição centenária gaúcha: a criação de ovelhas destinadas para a produção de lã. O repórter Carlos Dorneles viajou até o estado, que conta com o maior rebanho ovino do Brasil. Diretamente do município de Herval e arredores, região que concentra grande parte da produção, ele conversará com os criadores e explicará as razões para tais mudanças.

- Continua após o anúncio -

Um dos motivos que o ‘Globo Rural’ destacará será o baixo preço da lã de origem animal no mercado internacional, o que desestimula os fazendeiros a criarem as ovelhas para esse fim. Em contrapartida, nos últimos anos, a carne de cordeiro vem passando por sucessivas valorizações, incentivando os criadores gaúchos a destinarem o rebanho para essa outra possibilidade, mais lucrativa.

A reportagem ainda abordará as conseqüências dessa mudança de foco, já que as ovelhas destinadas para a lã vivem anos. No entanto, quando o objetivo é a produção de carne, os cordeiros são abatidos com apenas seis meses de idade. Paralelamente, Dorneles apresentará a disputa entre dois churrasqueiros para a melhor receita de churrasco de cordeiro.

O estado de Goiás também servirá de cenário para a edição deste domingo, dia em que o programa destacará um projeto que tenta livrar a raça bovina Curraleira da ameaça de extinção. Ela é uma das primeiras raças surgidas no Brasil, derivada dos animais que chegaram ao país junto com os colonizadores portugueses, a partir do século XVI. No entanto, no início do século XX, com a introdução de raças mais produtivas tanto em relação à carne quanto em relação ao leite, o gado curraleiro acabou perdendo espaço e começou a sofrer riscos de extinção.

- Continua após o anúncio -

A repórter Viviane Basile explicará como funciona o projeto coordenado pela veterinária Clorinda Fioravante, professora da Universidade Federal de Goiás. Grandes fazendeiros estão doando cabeças dessa raça para os integrantes do Quilombo dos Kalungas, no municípo de Cavalcante, onde vivem muitos descendentes de antigos escravos foragidos. Ao mesmo tempo em que utilizam o leite e a carne para consumo próprio, os kalungas contribuem para a preservação desses animais. Muito resistentes a doenças e parasitas, eles podem ser considerados patrimônios genéticos brasileiros, já que contam com características de adaptação e resistência às condições naturais do país.

O Globo Rural vai ar ao aos domingos, logo após o Pequenas Empresas Grandes Negócios, e de segunda a sexta, após o Telecurso Ensino Fundamental.

- Continua após o anúncio -
BBB 24 na Área!

Enquete BBB24: Qual o participante favorito para vencer o reality? Vote

Quem deve ganhar o BBB24? Vote na Enquete e veja a parcial da votação aqui no Área VIP

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!