Portal MSN

GNT reapresenta “Marília Gabriela Entrevista” com José Saramago

José Saramago, escritor português e Prêmio Nobel de Literatura morreu na última sexta-feira, dia 18, aos 87 anos, na Espanha. […]

-

-

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.

- Continua após o anúncio -

José Saramago, escritor português e Prêmio Nobel de Literatura morreu na última sexta-feira, dia 18, aos 87 anos, na Espanha. Em homenagem ao ilustre autor, o GNT reapresenta no domingo, dia 27, o programa "Marília Gabriela Entrevista" que foi ao ar em março de 1999, no qual Gabi conversa com Saramago. Na entrevista, o escritor conta em que portugueses e brasileiros são parecidos, conversa sobre religião, sobre a ilha espanhola de Lanzarote – onde vivia e onde morreu -, e sobre sentimento, entre outros assuntos.

Gabi começa a entrevista perguntando em que brasileiros e portugueses se parecem e são diferentes. "Claro que somos parecidos. Mas há também muitas diferenças. Umas são reais, como a diferença com relação a pessoas que pertencem ao mesmo país, à mesma cultura, à mesma língua, à mesma forma de viver. E há diferenças entre portugueses e brasileiros, que creio não sejam autênticas. São preconceito. Como essa ideia de que português é burro", reflete. Sobre religião, Saramago não considera que seja implicante com relação à questão: "As minhas implicâncias são com o poder que está por trás daquilo que chamo de administração religiosa. (…) A terra que pisamos está cheia de pó de pessoas que viveram e morreram. E é essa a grandeza da vida. Conseguir quase criar um sentimento de eternidade, permanência da obra feita com vidas tão precárias, tão breves, tão curtas como são as nossas. É es te estar no mundo, o trabalho do homem na terra, que deixa vestígios, que deixa sinais, que são livros, casas, ideias".

Sobre a escolha de viver em uma ilha no arquipélago das Canárias, o escritor conta que foi morar no local por ter sido vítima da censura do governo português em 1992. "Foi nesse momento que minha mulher, que tem uma irmã que vive em Lanzarote há quinze anos, teve a ideia de que podíamos fazer uma casa e dividir nosso tempo entre os voos e Lanzarote. No princípio, reagi mal – depois de viver toda vida aqui, ir para uma  ilha no Atlântico, que ainda por cima fica em outro país. Chamei a isso de reação masculina típica número um e reação masculina típica número dois. A número um é dizer não, imediatamente. E a número dois é dizer: ‘Olha essa tua ideia não é tão má, vamos pensar nisso’".

- Continua após o anúncio -

José Saramago confessou ainda na entrevista que se considera um homem austero, que não perde uma noite de sono: "A noite, para mim, foi feita para dormir, e o dia, para fazer o que tiver que fazer". Diz também que não é uma pessoa alegre e sim melancólica. "Aliás, é curioso, pois era muito garoto e já tinha essa coisa estranhíssima que é entristecer no meio de uma festa. E o método que tinha para resolver aquilo era retirando-me", admite.

Marília Gabriela questiona se o fato de Saramago ter atuado como jornalista o aproxima ou o afasta da imprensa e da crítica. "Sou um pouco cético. Às vezes, é pena que me dá ver jovens que vão assumir uma grande responsabilidade de informar, e ver que esse trabalho passa depois por um laboratório, passa por uma colocação num certo espaço, passa por uma nova redação". No "Marília Gabriela Entrevista", José Saramago falou ainda sobre União Europeia, sobre seu papel como pai, psicanálise e afirmou não acreditar em uma escrita feminina: "Nos meus livros as mulheres são figuras fortes, são muito autênticas. Não tenho certeza de que elas existem na vida. Mas no momento em que construo, ponho ali não como quem está a dar conselhos às mulheres para que sejam como as minhas personagens femininas, mas como quem pensa que a mulher – se não é assim – pode ser assim".

- Continua após o anúncio -

Frase de José Saramago: "Sobre os rios que vão para a Babilônia me achei, onde sentado chorei as lembranças de Sião, e quando nela pensei" – Luís de Camões.

Explicação: "Não creio que seja tanto por aquilo que esses versos dizem, mas por essa música incomparável da palavra, que soa gentilmente. Não há nada mais belo que isso".

Marília Gabriela Entrevista no ar domingo, dia 27, às 22h no GNT.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Wandreza Fernandes
Wandreza Fernandes
Editora chefe do Portal Área VIP e redatora há mais de 20 anos. Especialista em Famosos, TV, Reality shows e fã de Novelas.