Portal MSN

Hoje no Brasil: Covid-19 bate recorde de mortes em 24 horas, uso de máscaras é obrigatório e eleições podem ser adiadas

As notícias sobre política, economia e saúde que marcaram esta terça-feira, dia 19 de maio de 2020

-

-

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.
Máscara – Fotos públicas divulgação

 

- Continua após o anúncio -

Terça-feira, 19 de maio de 2020: As notícias que impactaram o Brasil. Fique por dentro das informações mais relevantes do dia com a gente, aqui no seu Área VIP. Confia mais um boletim Área News.

Mais uma vez o país tem novo recorde de números de mortes pelo novo coronavírus em 24 horas. De ontem para hoje foram registrados 1.179 óbitos no Brasil, subindo para  17.971 vítimas da Covid-19. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na noite desta terça-feira (19).

Já o número de pessoas diagnosticadas com a doença  subiu para 271.628, com 17.408 infectados. Antes disso, o maior número registrado foi em 15 de maio, quando 15.305 infecções foram notificadas em um dia. No último balanço do governo, na segunda-feira, o total de infectados chegava a 254.220, com 16.792 mortes confirmadas.

- Continua após o anúncio -

Claudia Raia revela que família inteira contraiu coronavírus

Ainda de  acordo com o Ministério da Saúde, o crescimento no número de casos em relação à segunda-feira foi de 6,8% e no de mortes de 7%. O balanço divulgado mostra ainda que o Ceará voltou a passar o Rio de Janeiro e número de casos e o Pará ultrapassou o Amazonas em número de mortes.

- Continua após o anúncio -

Os estados com mais casos foram São Paulo com 65.995, Ceará com 28.112 ;Rio de Janeiro com 27.805, Amazonas com 22.132; e Pernambuco com 21.242. Em relação ao número de óbitos, o estado com mais mortes também foi São Paulo (5.147) , seguido de Rio de Janeiro (3.079), Ceará (1.856), Pernambuco (1.741), e Pará (1.519).

Uso de máscaras é obrigatório em todo o país

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19) o texto-base do projeto de lei que obriga o uso de máscaras em locais públicos e privados enquanto durar a emergência de saúde pública causada pela pandemia de covid-19. O projeto prevê multa de R$ 300 para quem não usar a máscara. A punição poderá chegar a R$ 600 se houver reincidência.

Hoje no Brasil: Novos números da Covid-19 e Mandetta alerta sobre uso da cloroquina

Neste momento, parlamentares analisam propostas de modificação ao texto. O projeto estabelece o uso da máscara em ruas, instalações, prédios ou áreas de acesso público. O equipamento de proteção poderá ser produzido artesanalmente, seguindo recomendações técnicas e fundamentadas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O texto também prevê que os órgãos públicos e as empresas autorizadas a funcionar durante a pandemia serão obrigados a fornecer aos funcionários máscaras de proteção individual artesanal e outros equipamentos de proteção quando o estabelecimento funcionar atendendo ao público. O empregador também será multado em caso de descumprimento.

Os parlamentares acrescentaram um dispositivo que obriga o uso de máscaras para trabalhadores dos estabelecimentos prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas. O objetivo é garantir que esses funcionários também tenham direito a receber as máscaras do Poder Público.

Ator Mário Frias participa de almoço com Jair Bolsonaro

Fonte: Agência Brasil

Rodrigo Maia – Agência Brasil/José Cruz

Eleições Municipais podem ser adiadas

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, falou nesta terça-feira que a data das eleições municipais deste ano podem ser ser adiada em razão da pandemia do novo coronavírus.

Maia afirmou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), irá montar um grupo de deputados e senadores na próxima semana para debater o assunto. A tendência, de acordo com o presidente da Câmara, é postergar a data do pleito, marcada para o dia 4 de outubro. Entretanto, segundo ele, há o entendimento de que a medida não deverá compreender a postergação de mandato de prefeitos e vereadores.

Hoje no Brasil: Mortes por Covid-19 ultrapassa 16 mil, Bolsonaro apoia manifestação e Rio tem novo secretário de Saúde

No caso, as prefeituras seriam ocupadas, portanto, por um político eleito ainda este ano. Para que haja a mudança, os parlamentares precisam alterar a Constituição. A Carta determina, em ano eleitoral, a votação de primeiro turno no primeiro domingo do mês de outubro e o segundo turno no último domingo de outubro.

Rio de Janeiro continua em isolamento social – Agência Brasil/Tânia Regô

Recorde de mortes por Covid-19, Dória cogita medida drástica em São Paulo e ministro de olho no Rio

No Rio,  isolamento continua

O prefeito Marcelo Crivella prorrogou por mais sete dias as medidas consideradas restritivas para tentar conter o coronavírus no Rio. Em Diário Oficial extra, o prefeito determina que o novo prazo será dia 25 deste mês, com a manutenção, inclusive, da proibição de circulação de pessoas e veículos em 11 bairros. O prefeito confirmou que a decisão foi tomada após uma reunião com a comunidade científica.

A prefeitura vetou o funcionamento de bares, apostas presenciais em agência lotérica, comércio nas comunidades, obras particulares e estacionamento particulares na orla marítima do município que não sejam para moradores dos bairros.

Em quarentena, Hugo Moura, marido de Deborah Secco realiza churrasco no Rio de Janeiro

De acordo com decreto da Prefeitura, fica vedada a circulação de pessoas em praças e calçadões dos centros de 11 bairros, entre eles Santa Cruz, Madureira, Jacarepaguá e Tijuca. Serão permitidos apenas a circulação de automóveis de proprietários residentes daquela região e ainda os empregados em serviço de entrega em domicílio. Nesse caso, a Prefeitura alerta que o condutor deve comprovar a entrega que será realizada.

Motivo de morte na família de Vinícius D’Black vem à tona

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Núcia Ferreira
Núcia Ferreira
Jornalista carioca com passagens pelas revistas Conta Mais, TV Brasil e TV Novelas. No site Área VIP, além de redatora, é repórter especialista em Celebridades, TV e Novelas.