
O encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com Donald Trump deu o que falar na internet. Ambos se encontraram em Kuala Lumpur, na Malásia, alcançando mais de 678 menções nas redes sociais e 72 milhões de visualizações.
+ Eduardo Bolsonaro pode levar ‘pé na bunda’ de Donald Trump e ser preso
De acordo com levantamento feito pela Quaest, a publicação conseguiu superar outra imagem compartilhada em agosto de 2021, em que o presidente brasileiro aparece de sunga ao lado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.
A foto alcançou na época 65 milhões de visualizações e 4,6 milhões de menções na internet. A pesquisa mostra ainda que o registro feito pelo fotógrafo Ricardo Stuckert teve maior alcance nos perfis oficiais de Lula nas redes sociais.
Segredo por trás do sucesso da imagem
Felipe Nunes, diretor do instituto, explicou que o sucesso se deve a guerra de narrativas entre esquerda e a direita, principalmente após o tarifaço dos EUA sobre produtos brasileiros e polêmicas envolvendo o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.
“É resultado da guerra de narrativas. A direita tentando emplacar a menção à Bolsonaro. A esquerda tentando comemorar a virada. A maioria observando”, afirmou.
“O encontro Lula–Trump mostra que a diplomacia do século XXI acontece nas redes e nas mesas de negociação. A foto publicada e amplamente visualizada é um exemplo claro da política como imagem, que mesmo sem legenda fala sobre o que aconteceu. O sorriso, a postura, o aperto de mão, tudo é simbólico”, explicou.
+ Eduardo Bolsonaro quebra silêncio após Donald Trump elogiar Lula na ONU: ‘Fez o que sempre praticou’
Mesmo sem chegar à um acordo sobre o tema, a expectativa é que os presidentes de ambos os países voltem a dialogar sobre a taxação, podendo finalmente entrar em acordo após o impasse.






