
Julian Lemos, ex-deputado federal e antes aliado próximo de Jair Bolsonaro, anunciou em vídeo seu rompimento com o bolsonarismo e declarou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Você já brigou com alguém por causa de política? Já perdeu uma amizade, se afastou de alguém ou disse coisas que hoje não diria? Eu já.”
Ele relata que, durante seu mandato, começou a se sentir deslocado no ambiente político bolsonarista, que, segundo ele, trocou o debate pela agressividade e hostilidade. Permanecer ali significaria “deixar de ser quem eu era”. “Houve um tempo em que eu também estava mergulhado nessa lógica. Eu era deputado federal, tinha mandato, espaço, voz. Mas, por dentro, comecei a me sentir um peixe fora d’água.”
+ Justiça ordena que AGU explique por que defende Janja – Portal Área VIP
Lemos descreve sua saída como uma “travessia” difícil, mas libertadora. Ele afirma que a mudança lhe permitiu reconhecer erros, respeitar opiniões diferentes e defender grupos marginalizados. “Aquilo que eu acreditava ser uma ideia começou, aos meus olhos, a se transformar em outra coisa. O debate deu lugar à agressividade. A diferença virou motivo para hostilidade. E chegou um momento em que permanecer ali significaria deixar de ser quem eu era.”
No vídeo, declara estar ao lado da democracia e de Lula, destacando que não tem vergonha de ter mudado de posição, pois considera pior permanecer no caminho errado apenas por orgulho. “A liberdade de pensar sem pedir licença. De reconhecer meus próprios erros. De respeitar quem pensa diferente. De defender quem tantas vezes foi colocado à margem. De estar ao lado de pessoas de todos os credos, de todas as origens e de todas as formas de pensar e existir. Eu não tenho vergonha de ter mudado. Vergonha seria perceber que estava no caminho errado e continuar nele apenas por orgulho.”
Por fim, resume sua trajetória dizendo que a travessia não apagou quem ele foi, mas revelou quem escolheu ser. “Hoje, caminho ao lado da democracia e do presidente Lula. Não porque apaguei o meu passado, mas porque aprendi com ele.”







