
Lindbergh Farias (RJ), líder do PT na Câmara dos Deputados, acionou o Judiciário contra Flávio Bolsonaro após o senador promover uma fake news contra Lula.
O processo foi protocolado nesta terça (20) na Advocacia-Geral da União (AGU), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele alega que houve uso premeditado de desinformação para atacar politicamente o Presidente. Flávio apagou o vídeo.
+ Medo do Moraes? Vídeo de Bolsonaro comendo pipoca na “prisão”
Lindbergh disse que o vídeo tem “imputações criminosas sem qualquer respaldo factual” e disse que o caso configura desinformação estruturada, abuso da liberdade de expressão e propaganda política antecipada de caráter negativo.
Flávio Bolsonaro é alvo da Justiça após vídeo sobre Lula
“A conduta ultrapassa os limites da liberdade de expressão no sentido da crítica política legítima e configura manipulação deliberada de conteúdo audiovisual, técnica típica de fake news, com alto potencial de dano institucional e eleitoral”, declarou o petista.
“O processo eleitoral se constrói de forma permanente, sendo continuamente influenciado por narrativas falsas que moldam a opinião pública ao longo do tempo. O nosso pedido também ressalta que a eventual exclusão posterior da publicação não afasta a ilicitude, já que o conteúdo segue circulando em diversos perfis, produzindo efeitos permanentes”, disparou.
+ Globo bate de frente com TikTok e cria aplicativo de vídeos curtos
O vídeo foi divulgado por políticos da direita, inclusive Flávio Bolsonaro, que fez um react do conteúdo. “Lula, você não está ‘batendo bem’ da cabeça não. O pobre vai fazer o que ele quiser, quer que o filho dele prospere”, disse o senador. “Você empobreceu o Brasil. Você que disse que, quando as pessoas ficam mais inteligentes, elas deixam de votar no PT. É isso o que vai acontecer”, comentou.
ANÁLISE: FLÁVIO APAGA VÍDEO FAKE SOBRE LULA APÓS REPERCUSSÃO
O senador Flávio Bolsonaro, do Partido Liberal (PL) do Rio de Janeiro, apagou um vídeo compartilhado no domingo (19) com uma fake news sobre o atual Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Assista… Leia Mais!






