
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai aproveitar a retomada dos trabalhos no Congresso Nacional, nesta segunda-feira (2), para pressionar por duas pautas centrais de seu governo: a ampliação de direitos para os trabalhadores e uma ofensiva legislativa contra o crime organizado.
A estratégia será oficializada na tradicional mensagem presidencial ao Poder Legislativo, documento que traça as prioridades do Executivo.
+ Marçal divulga fake news ligando Boulos à cocaína e é condenado
Estratégia de Lula para 2026 é aprovar segurança e direitos trabalhistas no primeiro semestre
Segundo informações, Lula fará um apelo direto pela união entre os Poderes em torno de um “pacto pela segurança pública”.
A meta é conseguir a aprovação de propostas-chave, como a PEC da Segurança e o chamado PL Antifacção, projetos que já têm o aval dos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco.
No campo trabalhista, o foco será duplo. O presidente reforçará o compromisso de se dedicar à aprovação tanto do fim da escala 6×1 como da regulamentação do trabalho por aplicativos.
A mensagem deste ano também terá um tom de balanço e projeção, destacando entregas já realizadas e reafirmando que “2026 será um período de realizações”. O governo quer aproveitar a janela política do primeiro semestre, já que o segundo costuma ser dominado pelo clima eleitoral.
Para alinhar os passos iniciais, Lula já marcou encontros nesta semana com dois relatores importantes: o deputado Hugo Motta, do Republicanos, e o senador Davi Alcolumbre, da União Brasil. A expectativa é destravar as matérias prioritárias antes que a agenda se encha com a corrida às prefeituras.
+ Eduardo Bolsonaro é processado por abandonar cargo na PF
Magno Malta ordena filmagem do cárcere de Bolsonaro e tem visita barrada por Moraes
A tentativa do senador Magno Malta (PL-ES) de visitar Jair Bolsonaro na Papudinha terminou com o motorista… LEIA MAIS!






