Zema volta atrás e implora perdão: “Fui duro”

Zema muda de ideia sobre Flávio Bolsonaro

Vinícius Carvalho
Vinícius Carvalho
Formado em Direito, minha verdadeira paixão é a escrita. Comecei muito jovem no ofício, enviando críticas e análises sobre televisão para um grande portal apenas pela paixão pelo assunto e o desejo de ser lido. Contudo, com o sucesso da minha coluna, em 2014 fui alçado a redator e, desde então, tive passagens por diversos sites em variados segmentos, de esportes e benefícios sociais a televisão, celebridades e tecnologia.
Romeu Zema e Flávio Bolsonaro
Romeu Zema e Flávio Bolsonaro – Foto: Novo/Agência Brasil

O ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do partido Novo, voltou atrás e implorou perdão ao senador Flávio Nantes Bolsonaro, do PL (Partido Liberal), candidato à Presidência da República Federativa do Brasil.

- Continua após o anúncio -

O também pré-candidato à presidência reduziu as críticas ao senador após pressão interna do partido Novo e de aliados preocupados com os efeitos eleitorais da crise em 2026, segundo O Globo.

Inicialmente, Zema havia classificado como “imperdoável” o áudio em que Flávio Bolsonaro cobrava recursos do banqueiro Daniel Vorcaro para financiar o filme Dark Horse sobre Jair Bolsonaro. A repercussão negativa levou dirigentes do Novo, especialmente do Sul, a defenderem que Zema encerrasse o confronto, já que o partido depende do eleitorado bolsonarista em alguns estados para manter alianças.

Em evento em Belo Horizonte, Zema afirmou estar decepcionado, mas declarou que o episódio é “página virada”, sinalizando recuo no tom das críticas. O Novo teme que a crise prejudique acordos regionais com o PL e lideranças bolsonaristas, como em Santa Catarina (vice na chapa de Jorginho Mello), Paraná (candidatura de Deltan Dallagnol) e Rio Grande do Sul (Marcel Van Hattem).

+ Após término de Virginia Fonseca, Tainá Militão toma decisão

- Continua após o anúncio -

Zema leva bronca do partido

A pressão interna também praticamente descartou a possibilidade de Zema ser vice em uma chapa presidencial encabeçada por Flávio Bolsonaro. A crise teve origem em reportagens do Intercept Brasil que revelaram áudios e mensagens de Flávio negociando até US$ 24 milhões com Vorcaro para financiar o filme, dos quais cerca de US$ 10,6 milhões já teriam sido pagos em 2025.

Flávio Bolsonaro nega irregularidades, alegando tratar-se de apoio privado a um projeto audiovisual, e criticou Zema por ter se precipitado. Zema agora busca evitar que o episódio se transforme em ruptura permanente dentro da direita, com aliados como Mateus Simões reforçando que o caso não será mantido como pauta recorrente.

“Fui duro porque eu fiquei muito decepcionado, mas agi de acordo com meus princípios e valores. Para mim, agora é página virada”, lamentou o rival de Gilmar Mendes.

- Continua após o anúncio -

O governador de Minas Gerais Mateus Simões fez fala na mesma direção, indicando um direcionamento do partido: “Entendi que para ele a decepção foi real, mas que ele não vai ficar criticando o Flávio por isso. Como diriam: point made. Já disse o que pensa sobre o assunto, não é mais um tema para ele”.

+ Moraes sela de vez debate sobre Revisão da Vida Toda

Flávio Bolsonaro não participará dos debates eleitorais; saiba o motivo

O Pré-candidato do PL (Partido Liberal) à Presidência da República Federativa do Brasil, Flávio Nantes Bolsonaro (Rio de Janeiro), não participará dos debates eleitorais este ano, exceto que uma condição seja cumprida… Leia Mais!

Vinícius Carvalho
Vinícius Carvalho
Formado em Direito, minha verdadeira paixão é a escrita. Comecei muito jovem no ofício, enviando críticas e análises sobre televisão para um grande portal apenas pela paixão pelo assunto e o desejo de ser lido. Contudo, com o sucesso da minha coluna, em 2014 fui alçado a redator e, desde então, tive passagens por diversos sites em variados segmentos, de esportes e benefícios sociais a televisão, celebridades e tecnologia.
Prêmio Área VIP - Melhores da Mídia 2025
Temos mais pra Você!
Últimas