Portal MSN

Programa Dois a Um aborda avanços no campo da genética e bioética

O programa Dois a Um com apresentação da jornalista Mônica Waldvogel, no ar pelo SBT neste domingo, dia 26 de […]

-

-

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!

O programa Dois a Um com apresentação da jornalista Mônica Waldvogel, no ar pelo SBT neste domingo, dia 26 de setembro, 1h, recebe a professora titular de genética Mayana Zatz, do Departamento de Biologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, e o professor Volnei Garrafa, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB).

- Continua após o anúncio -

A questão dos embriões congelados não utilizados em processos de fertilização artificial e seu uso em pesquisas científicas, a bioética, os transgênicos, a lei da biosegurança, a falta de informação segura e não fantasiosa sobre as novas descobertas da Ciência são alguns dos temas discutidos durante o programa.

Os dois cientistas expõem os avanços das pesquisas no Brasil e no exterior na área da genética e da biotecnologia. O professor Volnei Garrafa, que vê o Brasil como um país com preparo técnico para desenvolver trabalhos na área, porém muito conservador, fala das possíveis consequências para o país caso a legislação sobre o assunto seja restritiva demais no campo da genética, em especial nas pesquisas sobre as células-tronco.

“A Inglaterra saiu na frente em termos de leis mais liberais e é possível que daqui a alguns anos os brasileiros precisem comprar remédios produzidos pelos ingleses com custos altíssimos”, avalia Volnei Garrafa. “Até uma família católica, se puder, irá buscar um remédio elaborado a partir de embriões no exterior”, comenta o especialista, que ressalta ser “imprescindível a criação de um Conselho de Bioética no Brasil, como existe no exterior”.

- Continua após o anúncio -

Mayana Zatz, que também é presidente da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABIM) e pioneira nos estudos de doenças neuromusculares, explica que nos casos de pacientes com esse tipo de problema as pesquisas na área da genérica representam uma grande esperança de cura e leis que permitam o avanço dos estudos podem contribuir para a sobrevivência de muitas crianças. Zatz menciona também que inúmeras outras doenças poderão ser curadas em decorrência das pesquisas com embriões e células-tronco. “Muitas vezes são expostas imagens negativas de experiências científicas”, comenta. “Quando uma pessoa vê de frente uma doença, a sua sensibilidade e suas idéias mudam muito”, ressalta. Dois a Um é exibido pelo SBT logo depois da Sessão das Dez.

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

Redação
Redação
Venha fazer parte da nossa equipe de colaboradores! Saiba mais!