
Em coletiva realizada nesta segunda-feira (6/10), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez piada sobre os casos de contaminação por metanol em bebidas alcoólicas. “No dia que começarem a falsificar Coca-Cola, eu vou me preocupar”, brincou, ao destacar que não consome bebidas alcoólicas e que o assunto não é exatamente sua “praia”. A fala ocorreu durante a apresentação de medidas preventivas em parceria com fabricantes do setor de bebidas, de acordo com o ‘Metrópoles’.
+ O que Tarcísio de Freitas realmente pensa sobre a anistia para Bolsonaro
Encontro com setor de bebidas
Antes da entrevista, Tarcísio se reuniu com o Gabinete de Crise, formado por representantes das secretarias de Saúde, Segurança Pública, Justiça e Cidadania, Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Planejamento. Participaram ainda representantes de grandes fabricantes, como Brown-Forman (Jack Daniel’s), Bacardi, Diageo (Johnnie Walker e Smirnoff), Pernod Ricard (Absolut) e Beam Suntory (Jim Beam). O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, explicou que a principal linha de investigação é a adição de etanol contaminado com metanol na produção de bebidas falsas.
Medidas de combate à falsificação
O governo anunciou uma série de ações em parceria com o setor para enfrentar o problema. Entre elas, treinamento de agentes públicos e comerciantes para identificar produtos falsificados, campanhas de orientação ao consumidor, endurecimento das leis sobre falsificação e comercialização irregular, e solicitação à Justiça para destruição de estoques irregulares.
+ Tarcísio de Freitas lidera com 52% das intenções de voto nas Eleições de 2026
Além disso, será criado um canal direto para denúncias de comerciantes que suspeitem de irregularidades em bebidas recebidas, permitindo manifestação preventiva e evitando sanções indevidas, como a cassação da inscrição estadual. Com estas medidas, o governo busca aumentar a segurança do setor e proteger a população contra intoxicações, reforçando a fiscalização e a cooperação com as empresas do ramo.






