Miriam (Gabriela Duarte) é uma jovem idealista que, ao assumir o posto de diretora de uma escola pública, percebe que a instituição vive em um caos. Os alunos não respeitam os professores, que, por sua vez, já perderam as esperanças com aquelas crianças e adolescentes.
Em seu primeiro dia como diretora, Miriam procura conhecer os profissionais que trabalham no colégio. Ao entrar na sala que supostamente estaria tendo aulas de matemática, a diretora flagra o professor Lineu (Ary França) dormindo enquanto os alunos fazem bagunça. Ele é apenas um dos diversos funcionários que já desistiram da instituição e que serão barreiras para Miriam em seu trabalho de reconstrução da escola.
A diretora tenta motivar os alunos de todas as maneiras, mas, no início, só conta com a ajuda da inspetora Raquel (Maria Carol). Maura (Maria Regina), a bibliotecária da escola, assumira o cargo de diretora, enquanto ninguém era nomeado para a função, às vésperas de se aposentar. Cansada e desencantada, já desistiu de lutar por uma educação melhor. Vicente (Marcello Novaes), o professor de Educação Física só a hostiliza. Já Eliete (Marisol Ribeiro), a jovem professora de Português, morre de medo dos alunos.
O nome escolhido pelo autor Walcyr Carrasco para o colégio é Escola Estadual Janete Emmer Gomes, em homenagem à novelista Janete Clair.
Estas cenas foram gravadas na Central Globo de Produção, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, e estão previstas para serem exibidas nesta terça-feira, dia 19.






