Portal MSN

MSN

Análise: Globo mexe demais, derrapa e transforma Mania de Você em “nova Babilônia”

Com o atual folhetim, Globo comete mesmo erro de novela exibida há nove anos

-

-

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.
Mania de Você - Mavi - Viola - Rudá - Luma
Mania de Você – Mavi – Viola – Rudá – Luma (Globo/ Manoella Mello)

A Globo tem mexido em Mania de Você desde os primeiros capítulos. Como a novela estreou em baixa, o canal tratou de passar a tesoura nos episódios da trama, acelerando acontecimentos e antecipando o início da segunda fase, na tentativa de elevar os índices.

- Continua após o anúncio -

Assim, veio a segunda fase e o mistério em torno da morte de Molina (Rodrigo Lombardi), mas os resultados seguiram apáticos. Nem mesmo a revelação de que Mavi (Chay Suede) é o assassino mexeu com o público, que segue indiferente ao folhetim de João Emanuel Carneiro.

Não satisfeita, a emissora seguiu intervindo na obra. Além de promover novos cortes e antecipar mais acontecimentos, o canal também tem solicitado ao autor que evite tramas polêmicas e deixe a história mais “leve”. Assim, aos poucos, Mania de Você caminha para se tornar a “nova” Babilônia (2015), fracasso histórico da Globo.

- Continua após o anúncio -

+ Força de Mulher: Sirin teme pela vida de sua família

Grande fiasco

Gloria Pires em Babilônia – Foto: Fabio Rocha/Gshow

Em 2015, Babilônia entrou no ar prometendo deixar o público sem fôlego. Os autores Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga criaram uma história centrada no embate entre duas vilãs. Para vivê-las, foram escaladas Gloria Pires e Adriana Esteves. Tinha tudo para dar certo.

- Continua após o anúncio -

Mas não deu. O embate entre Beatriz (Gloria) e Inês (Adriana) não foi tão empolgante quanto parecia. Além disso, a novela sofreu críticas pelo excesso de vilões. E mais: um beijo entre Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) no primeiro capítulo afugentou o público conservador.

A audiência caiu num patamar tão crítico que a Globo logo interveio. A emissora vetou as cenas de carinho entre o casal de mulheres, além de cancelar um romance gay previsto entre Ivan (Marcello Melo Jr) e Carlos Alberto (Marcos Pasquim).

Em meio às mudanças, Alice (Sophie Charlotte) não virou uma prostituta, como era previsto, tornando-se uma mocinha “tradicional”. Até Herson Capri teve seu personagem alterado: a princípio, ele viveria o ex-presidiário Osvaldo, mas entrou em cena como o executivo Otávio. Tudo para tentar chamar o público de volta.

+ Volta Por Cima: Madalena confronta Osmar sobre o bilhete premiado

Mudanças à vista

Ao que parece, Mania de Você está sofrendo com uma intervenção bem parecida com o que aconteceu com Babilônia. A novela de João Emanuel Carneiro também está sendo acusada de ser “pesada demais”, com muitos vilões. E a Globo tem tentado mudar isso.

A novela terá acontecimentos antecipados. A derrocada de Viola (Gabz), prevista para o capítulo 100, começa já na semana que vem. O objetivo é evidente: deixar mais claro para o público que a chef de cozinha é a mocinha, enquanto Luma (Agatha Moreira) é a vilã.

Além de apostar num folhetim mais tradicional, a Globo também opera para evitar polêmicas. O romance entre Fátima (Mariana Santos) e Diana (Vanessa Bueno) não deve acontecer, assim como o de Volnei (Paulo Rocha) e Bruna (Duda Batsow). Já Michele (Alanis Guillen) deve ganhar uma trama mais romântica e menos dura.

+ Em nova exibição, Chaves perde audiência no SBT

A história se repete

Ou seja, a Globo está mexendo em Mania de Você assim como mexeu com Babilônia no passado. E pelos mesmos motivos: a emissora se convenceu de que a trama é muito obscura e vem tentando suavizá-la.

O que é curioso é que a estratégia não deu certo no passado e, ainda assim, a Globo teima em reproduzi-la. Mesmo com as mudanças, Babilônia não atraiu mais público. Pelo contrário: a trama acabou desfigurada, o que afastou quem comprou a história desde o início.

Ao que tudo indica, Mania de Você está indo pelo mesmo caminho. A audiência é baixa, mas a trama tem um público cativo, que já demonstrou insatisfação com as mudanças em curso. O fato é que, na tentativa de agradar todo mundo, a Globo pode não agradar ninguém.

**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores

- Continua após o anúncio -

Continue por dentro com a gente: Google Notícias , Telegram , Whatsapp

André Santana
André Santana
Jornalista, escritor e produtor cultural, André Santana escreve sobre televisão desde 2005 e já passou por várias publicações especializadas, assinando críticas, análises e informações sobre TV e novelas.