Logo TV Globo - Divulgação
Logo TV Globo – Divulgação

Durante muitos anos, a classificação indicativa dos programas exibidos nas emissoras era um tema tratado com bastante delicadeza. Com a derrubada da mesma, em meados de 2016, atrações com indicação para menores de 12 anos passaram a ser permitidas até no horário vespertino. Entretanto, o Ministério Público Federal (MPF) começou a pegar no pé da Globo quanto em relação ao caso.

Isso porquê, de acordo com informações do jornal Estadão, o órgão informou que pede a condenação do canal carioca por danos morais coletivos, devido a exibição de ‘O Álbum da Grande Família’ em horário infantojuvenil, das 6h da manhã às 20h da noite. O preço da multa é avaliado em torno de R$ 14,8 milhões.

Elenco de A Grande Família (Foto: Reprodução)

Mesmo com a derrubada, o MPF enfatizou que não indica programas com classificação de não recomendada para menores de 12 anos, sendo aconselhável apenas a partir das 20h, à não ser que sejam permitidos programas com temas culturais ou educativas. No caso do seriado, descumpre as regras, visto que durante toda sua exibição, entre 2001 e 2014, era transmitido em pleno horário nobre, após as novelas das nove.

O inquérito movido contra a Globo foi montado pela Procuradoria da República de Minas Gerais, que já diz ter comunicado a rede da família Marinho em fevereiro, para que removesse a atração na faixa das 15h. Sem respostas, acabou levando o caso mais a frente, na Justiça. Para o procurador Fernando de Almeida Martins, ele destaca que “ao exibir cenas de drogas lícitas e conteúdo sexual”, a emissora “ofende os interesses e direitos do público infantojuvenil”, a multa diária, inclusive, é em torno de R$ 30 mil pelo descumprimento.

Globo se pronuncia

‘O Álbum da Grande Família’ traz vários episódios veiculados nas 14 temporadas da produção, trazendo a evolução dos personagens da família Silva, estrelada por Marco Nanini e Marieta Severo. Ao ser procurada pela publicação, a Globo informou que não se posicionará sobre, visto que ainda “não recebeu intimação sobre essa ação”. O programa é apresentado de segunda à sexta, logo após a ‘Sessão da Tarde’.

Veja também:

Globo confirma saída de Humberto Martins de ‘Verão 90’



38 COMENTÁRIOS

  1. Acho que minha cidade é muito avançada tecnologicamente falando. Pq as TVs daqui pegam outros canais. Assisto a globo pq gosto, qdo a programação nao é boa, mudo de canal, simples assim. Ah se eu for entrar na justiça pra excluir tudo que eu nao gosto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here