O Brasil comemora, nesta terça-feira (07), o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. A edição do Jornal Nacional desta noite começou de um jeito diferente. Os apresentadores Heraldo Pereira e Renata Vasconcellos ficaram em silêncio logo na abertura do noticiário atração em uma ação pela data.
O público foi pego de surpresa com o silêncio dos dois apresentadores logo após a exibição das principais chamadas da noite. Eles apareceram sentados na bancada e olhando para a câmera enquanto o silêncio predominava. Na sequência, a emissora exibiu uma declaração sobre a data.
William Bonner volta à bancada do JN e Renata Vasconcellos comemora: “To feliz”
“O silêncio incomoda. Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. O caminho da democracia é a informação”, escreveram na tela.
Logo depois, Heraldo Pereira disse: “Hoje é terça-feira, 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa”. Renata Vasconcellos completou: “Esse nosso gesto, nossa homenagem, é para lembrar a importância deste direito fundamental para a democracia”.
Hoje é terça-feira, 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Esse nosso gesto é para lembrar a importância desse direito fundamental para a democracia. pic.twitter.com/MtrXPoIChw
— Jornal Nacional (@jornalnacional) June 7, 2022
Internautas logo repercutiram no Twitter e aprovaram a iniciativa da emissora.
O consórcio de veículos de imprensa também se uniu em uma ação que reforça a importância do acesso à informação de qualidade pela sociedade, já que sem informação não há cidadania plena. A ação também busca defender a integridade dos jornalistas profissionais, que sofrem, cada vez mais, com ataques e ameaças no exercício da profissão.
Todos os jornais impressos e sites do consórcio trazem nesta terça um anúncio de página inteira e uma tarja preta no alto de suas capas, com o texto “Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Uma campanha em defesa do jornalismo profissional”.
No anúncio, um texto localizado na parte de baixo de uma página em branco explica: “Apoie o jornalismo para que páginas em branco, como esta, não aconteçam. O jornalismo precisa ser livre. Livre para informar, investigar e mostrar tudo o que acontece para que você forme a sua opinião. Quem defende o jornalismo defende a liberdade e fortalece a democracia”.